O Hospital Dom Malan (HDM)/Imip realizou na madrugada de quinta-feira (13) sua primeira captação de órgãos. O procedimento – realizado através da intervenção da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Petrolina – captou fígado, rins e córneas.
A enfermeira da OPO, Djenane Cristovam, ressaltou a importância do hospital em realizar a primeira captação de órgãos da unidade de saúde. “Foi extremamente importante porque é a primeira vez que acontece no Dom Malan, foi um marco inicial para que muitas outras intervenções sejam feitas aqui e ajudem a salvar muitas vidas”, avaliou.
Djenane também valorizou a atuação da UTI Pediátrica e do bloco cirúrgico do HDM. “O papel desses dois setores foi essencial para que a captação fosse perfeita. A realização da manutenção do potencial doador pela UTI Pediátrica foi muito importante para que os órgãos fossem retirados em perfeitas condições”, comemorou a enfermeira.
A doação foi realizada por uma criança de 12 anos da cidade de Juazeiro da Bahia. O procedimento de captação iniciou-se às 23h de quarta (12) e terminou à 1h40 de quinta. Esta é a 12ª captação realizada, em 2012, pela OPO de Petrolina. As informações são da assessoria de comunicação do HDM/Imip.
Nenhum comentário:
Postar um comentário