quarta-feira, 8 de maio de 2013

Futuro de candidaturas à prefeitura de Santa Maria pode ser definido na próxima semana


A Justiça Eleitoral deve proclamar na próxima semana as decisões sobre os pedidos de impugnações, de registros de candidaturas a prefeito de Santa Maria da Boa Vista. A intenção de agilizar os pareceres em relação as contestações de candidatos e coligações que pretendem disputar o pleito, foi revelada durante entrevista coletiva concedida na última segunda-feira (5) pela Juíza da 81ª Zona Eleitoral Anna Paula Borges Coutinho.

Segunda a magistrada, suas sentenças poderão ser divulgadas já na próxima terça feira (14). “Existem 4 candidatos e foram feitos os pedidos de impugnações de algumas candidaturas. Já terminou o prazo de defesa, agora ficará disponivél para Ministério Público apresentar as alegações dele. Voltando do MP, a legislação diz que eu teria 24 horas para apreciar as impugnações. Só que dependendo do volume da defesa e do que for alegado, agente precisa de um tempo para estudar as teses apresentadas. Mas eu tenho quase certeza que daqui para próxima terça-feira já teremos um posição.” ressaltou.

Entre os pedidos de impugnações protocolados junto a Justiça Eleitoral, esta a ação movida pela coligação Boa Vista Olhando Para Frente da candidata Eliane Costa (PSL), que contesta a candidatura de Jetro Gomes (PSB). Segundo o grupo da atual prefeita interina, Jetro não deveria concorrer, porque que teria dado causa a uma nova eleição já que teve o seu registro impugnado em 2012 e mesmo vencendo o pleito foi impedido de assumir o governo.
Já a coligação O Povo Vai Vencer de Novo tenta a impugnação da candidatura de José Gualberto (PMDB) – vice na chapa de Eliane Costa (PSL). De acordo com os partidários de Jetro, Gualberto registrou sua candidatura a vice após ter se expirado o prazo para que os candidatos se afastassem de funções exercidas em órgãos públicos ,ou entidades que recebessem recursos governamentais. O grupo alega que Gualberto não se afastou a tempo do cargo de Presidente da Vale Export, associação que teria acesso a incentivos financeiros custeados por recursos públicos. 

A Juíza Eleitoral também se mostrou preocupada com o clima entre os militantes partidários. Ela ressaltou que em alguns momentos se faz necessário agir de forma mais enérgica. “Eu esperava que as coisa transcorressem mais tranquila , mais pacifica. Mas é natural é normal dada a expectativa de toda a cidade, dos comerciantes, dos eleitores e de todos que vivem na cidade que criam um expectativa, uma sensação de se resolva da melhor forma possível. Por conta disso os ânimos ficam mais alterados. As vezes é necessário que a Justiça venha intervir de uma forma mais enérgica para controlar esses ânimos e não atrapalhar o processo eleitoral” comentou.

Horário Político 

A propaganda no radio terá inicio no dia 10/05 e será encerrada no 29/05. Ficou determinado pela Justiça Eleitoral que o horário politico será executado as segundas, quartas e sextas-feiras em dois períodos de 30 minutos cada. A primeira edição irá ao ar das 7 ás 7h30min, já a segunda exibição acontecerá das 12h ás 12h30min.

O candidato do PRP Paulo Pontes terá 2min53seg para apresentar seu plano de governo, esse será o mesmo tempo de Antônio Pereira (PV), Jetro Gomes (PSB) contará com 10min, enquanto Eliane Costa (PSL) poderá usar 14min14seg (Grande Rio FM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário