Em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, ao contrário de outras cidades, onde o poder público municipal procura estar plantando árvores e realizando arborização em canteiros e praças, aqui brutalmente faz-se o contrário; poder público arranca as poucas árvores que tem na cidade.
Na última sexta (7)a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEIMA) causou questionamentos e falatórios na cidade, dando inicio ao erradicação de árvores plantadas desde 1998 no calçadão da Avenida Nilo Coelho.
A ação prejudica os comerciantes de bares e restaurantes daquele espaço que utilizam o calçadão, isso porque, os respectivos clientes consumidores desses pontos comerciais tem o local como ponto de lazer em a sombradas citadas árvores, outro local que as árvores foram erradicadas pela raiz foi em frente a Agência bancária do Banco do Brasil, isso para dar lugar a um estacionamento.
Neste mesmo local, clientes da agencia bancária advindos não somente do município como de vários outros lugares, e principalmente do interior, utilizavam o espaço que continha grande parte de sombras das referidas árvores que foram brutalmente arrancadas, hoje o estacionamento feito também para o Pelotão da Policia Militar, viaturas e motos ficam expostas ao sol escaldante do dia a dia.
Prejudicados os donos dos comércios procuraram intervir dialogando com o secretário Ademar Nonato, e segundo eles, sem acordo, e ainda são desafiados com a afirmação que o processo de cortes das árvores continuará nesta semana.
Para os comerciantes, essas árvores apenas deveriam serem cortadas, apenas quando outras pudessem estarem frondosas e prontas para substitui-las devido algumas serem alegadas pelo secretário como estarem doentes. Sendo que recentemente várias delas foram podadas pela secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente.
Ainda segundo informações do próprio secretário em uso da tribuna da câmara de vereadores, será implantado um novo sistema de piso naquele e outros espaços da cidade, projeto este não discutido na câmara e nem tão pouco com a população.
Ao que parece,em projetos a que se refere a meio ambiente, a atual gestão vem demostrando não aderir ao verde ou não se preocupar como ecossistema ambiental, pois uma cidade sem o verde das árvores, é uma cidade sem vida ecologicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário