A Celpe informou nesta quinta-feira que iniciou um projeto de pesquisa visando à geração de energia elétrica a partir do sistema de esgoto de responsabilidade da Compesa.
A Projeto tem por finalidade transformar resíduos sólidos e efluentes líquidos em biogás para ser utilizado na matriz energética brasileira.
Serão investidos no projeto cerca de R$ 4,6 milhões para aquisição dos equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento do material.
Ele faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a parceria da própria Compesa e Secretaria de Recursos Hídricos Governo do Estado.
A sua execução ficará sob a responsabilidade da Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e das empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.
O projeto, segundo a assessoria do presidente da Compesa, Roberto Tavares, prevê a construção de um sistema de geração de energia renovável com potência estimada em 200 KW numa Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia.
“Em paralelo, vamos procurar uma solução para os resíduos produzidos em supermercados, feiras, lixões, aterros, restaurantes e todos os locais onde exista obra-prima para o biogás”, disse o gestor de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Caíres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário