As chuvas que atingem Santa Catarina desde o fim de semana afetavam 20,5 mil pessoas em 70 cidades, segundo informações da Defesa Civil, divulgadas no fim da tarde desta segunda-feira (23). Até esta manhã, 4.600 casas haviam sido danificadas por inundação, destelhamento, granizo ou por deslizamento de terra.
Os municípios de Araquari, Bom Retiro, São José do Centro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta decretaram situação de emergência. Uma das cidades mais afetadas, de acordo com a Defesa Civil, é Blumenau, no Vale do Itajaí, com 12,3 mil moradores desabrigados e 281 desalojados.
Em Blumenau, 23 abrigos foram disponibilizados. A rede elétrica nas ruas próximas ao leito do rio foi desligada. A cidade organizou uma força-tarefa envolvendo a Defesa Civil municipal e estadual, o Corpo de Bombeiros, a prefeitura, escolas e outras instituições.
A Defesa Civil informou que nos três últimos dias choveu mais do que a média esperada para todo o mês de setembro. As regiões com os maiores volumes foram o Vale do Itajaí, o planalto sul, a Grande Florianópolis, o meio oeste, o planalto norte e o litoral norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário