quarta-feira, 18 de março de 2015

Proposta fortalecida: Estudantes da região podem ganhar bônus para facilitar acesso à Univasf

A proposta de um bônus na nota do Enem para os estudantes da região que concorrerem a uma das vagas oferecidas na Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) está ganhando força. Ontem (17), o prefeito Julio Lossio defendeu a ideia durante uma reunião com o reitor Julianeli Tolentino.
Lossio argumentou que a inclusão regional é uma realidade em outras instituições brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que já oferece um bônus de 10% na nota final do Enem como argumento de inclusão regional. São beneficiados alunos que tenham cursado ensino fundamental e médio, presencialmente, em escolas de localidades definidas em edital. Outro exemplo citado pelo prefeito foi o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que se utiliza dos mesmos moldes praticados pela UFPE, porém, destinando 20% de bônus para os estudantes.
Segundo o prefeito, a adoção da mesma medida pela Univasf poderia diminuir a evasão de jovens da cidade. “A gente recebe diariamente uma demanda muito grande da população que pede que os estudantes daqui possam ser priorizados no acesso à Univasf, especialmente para diminuir a quantidade de jovens que deixam a cidade porque não conseguem ingressar no Ensino Superior aqui”, argumentou o prefeito.
Proposta até o meio do ano
O reitor se mostrou favorável ao pleito apresentado e disse que até o final deste semestre já devem ter sido esgotadas as discussões sobre o tema, quando poderá ser apresentada uma proposta. “Vamos discutir, junto ao Conselho Universitário, uma forma viável de tornar isto uma realidade. Essa medida vai impactar na presença de mais estudantes das cidades em que a Univasf possui campus dentro das salas de aula”, assegurou o reitor. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura. (Fotos/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário