sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Malhas da Lei de Floresta (PE) prendem na zona rural de Petrolina acusado de tentativa de homicídio
Um homem foi preso na manhã de ontem (29), na zona rural de Petrolina, acusado de tentativa de homicídio em Ibimirim (PE), Sertão do estado.
A prisão foi feita pela equipe Malhas da Lei da 22ª Delegacia Seccional de Floresta (PE), também no Sertão. Segundo o delegado seccional, Jairo Marinho, o acusado Edmilson Neto, de 33 anos, estava escondido há mais de cinco anos em uma fazenda de Petrolina.
Com Edmilson, os policiais apreenderam ainda um revólver e munições. Após ser apresentado na delegacia de plantão e autuado por porte ilegal de arma de fogo, ele foi conduzido à Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, onde permanecerá à disposição da justiça. (Foto: Ascom GPS II)
Santa Maria da Boa Vista (PE) prepara-se para nova eleição
Neste processo o prefeito eleito Jetro Gomes foi acusado de abuso de poder econômico e contas rejeitadas.
O processo foi movido pela coligação “Por uma Nova Boa Vista”, que tinha como candidato o ex-prefeito José Gualberto (PMDB).
Como Santa Maria da Boa Vista registrou mais de 50% dos votos para o reeleito Jetro, uma nova eleição deve ser marcada e o socialista não poderá participar. Caso a eleição só seja marcada para depois de 31 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal eleito deverá assumir interinamente.
Casos parecidos
Em Dormentes, se o Tribunal acatar o mesmo entendimento e cassar a eleição de Roniere Reis (PSB), uma outra eleição também deverá acontecer. Já em Petrolina, como o prefeito eleito Júlio Lóssio (PMDB) não conseguiu mais de 50% dos votos, o segundo colocado assumiria sem a necessidade de uma outra eleição.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Corpo de mulher que se jogou da ponte é encontrado por pescadores no Serrote do Urubu
Após dois dias de busca, uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Petrolina conseguiu localizar o corpo da mulher que se atirou da Ponte Presidente Dutra, na manhã da última terça-feira (27). Também foi confirmado que se trata mesmo de Mayara Alves Souza, de 23 anos.
Ela trabalhava numa empresa de produtos odontológicos da cidade, a Dental Central, e havia desaparecido no mesmo dia. O corpo foi encontrado por volta das 6h30, por pescadores da Vila Salú, no povoado de Serrote do Urubu, área ribeirinha de Petrolina.
Os bombeiros conseguiram confirmar que o corpo era de Mayara depois de compará-la com as características de como estava no dia em que ela desapareceu (calça jeans e blusa azul) e com fotos cedidas pela família.
Mayara era filha de pais separados e morava com uma irmã e a mãe, Jocélia Alves, no conjunto habitacional Vila Nova I, no bairro João de Deus. A mãe da garota continua ainda em estado de choque.
Os familiares de Mayara informaram que no dia em que decidiu tirar a própria vida, ela foi trabalhar normalmente, mas souberam por colegas de trabalho que, ao chegar ao local de trabalho, entregou o aparelho celular da empresa e saiu chorando muito. Um homem que a viu na ponte, antes de se atirar, confirmou aos bombeiros de que ela, de fato, estava muito abalada.
Pistas
A Polícia Civil deve começar a coletar pistas sobre os motivos que teriam levado Mayara a cometer suicídio. O ponto de partida será o aparelho celular da garota, já que ela teria o utilizado antes de decidir se jogar da ponte. A irmã de Mayara foi uma das que conversaram com ela no dia (terça), mas há outras ligações telefônicas a serem analisadas pelos policiais. (Foto/arquivo pessoal)
Movimento SOS Samu realiza, neste momento, manifestação em frente a prefeitura de Petrolina
Representantes do movimento ‘SOS Samu’ de Petrolina realizam, neste momento, uma mobilização em frente a prefeitura da cidade. O ato tem o objetivo de colher assinaturas da população e expor os problemas do Serviço, que enfrenta uma grave crise na cidade.
Entre as principais reivindicações da categoria, estão o retorno imediato da UTI móvel, suspensa desde o último dia 12, e readmissão dos médicos e enfermeiros afastados do cargo devido a cortes de gastos. De acordo com os representantes do movimento, a mobilização conta com apoio Cremepe, Simepe, Sindsemp, Sinditaxi e Feamupe.
CBF confirma Felipão no comando da seleção por "anseio popular"
O presidente da CBF, José Maria Marin confirmou em entrevista na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que Luiz Felipe Scolari é o novo técnico da seleção brasileira, enquanto Carlos Alberto Parreira é o novo coordenador, cargo recriado após o pedido de demissão de Andrés Sanches, que era diretor, vaga agora extinta.
"Quero garantir a todos os senhores da imprensa, estamos procurando fazer o melhor, o nosso único compromisso é procurar oferecer o que há de melhor em favor do nosso futebol. Dentro desse objetivo, nós escolhemos esses dois grandes campeões respeitados no mundo inteiro, que é o campeão [Luiz] Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira", disse o mandatário do futebol nacional.
Na apresentação, Felipão não se esquivou da responsabilidade que está assumindo ao comandar a seleção em uma Copa em casa. "Temos a obrigação de vencer", afirmou o técnico, que levou o país ao pentacampeonato mundial em 2002.
"Quero garantir a todos os senhores da imprensa, estamos procurando fazer o melhor, o nosso único compromisso é procurar oferecer o que há de melhor em favor do nosso futebol. Dentro desse objetivo, nós escolhemos esses dois grandes campeões respeitados no mundo inteiro, que é o campeão [Luiz] Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira", disse o mandatário do futebol nacional.
Na apresentação, Felipão não se esquivou da responsabilidade que está assumindo ao comandar a seleção em uma Copa em casa. "Temos a obrigação de vencer", afirmou o técnico, que levou o país ao pentacampeonato mundial em 2002.
Marin também invocou ajuda divina para que sua aposta dê certo. "Se Deus quiser, e com o apoio dos senhores e do torcedor brasileiro, será tornado realidade o nosso grande sonho do nosso país de ser campeão da Copa do Mundo mais uma vez."
Segundo o chefe da CBF, a escolha também atende a um desejo do povo. "Após uma profunda análise, pensando naquilo que seria o melhor para o futebol brasileiro, pensando também no principal sustentáculo do nosso futebol, que é o torcedor brasileiro, além da capacidade da competência da reconhecida experiência, nós também fomos ao encontro do anseio popular", afirmou.
Parreira foi o técnico que levou a seleção ao tetracampeonato em 1994, nos Estados Unidos, enquanto Scolari esteve à frente do time pentacampeão em 2002, no Japão e na Coreia do Sul. A notícia de que ambos eram os escolhidos para substituir Andrés e o demitido Mano Menezes já era sabida desde a quarta-feira.
Pela frente, a dupla Felipão/Parreira terá duas competições oficiais, a primiera delas já em junho de 2013, a Copa das Confederações; a segunda será a Copa do Mundo, em 2014, no Brasil
Morreu o jornalista Joelmir Beting
O renomado jornalista econômico tinha 75 anos e morreu na madrugada de hoje, em São Paulo, vítima de AVE (acidente vascular encefálico) hemorrágico.
Joelmir estava internado desde o mês de outubro no hospital Albert Einstein para tratamento de uma doença autoimune.
Relembre a trajetória do jornalista
No último boletim enviado pela equipe médica para a imprensa, Joelmir estava em coma induzido e seu quadro era considerado grave e irreversível.
A comoção após a morte fez com que o nome do jornalista fosse um dos dez tópicos mais citados no TT Brasil.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Ex-presidente da Câmara é condenado pelo STF a mais de 9 anos de prisão
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou nesta quarta-feira, 28, penas de 9 anos e 4 meses de prisão em regime fechado para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) no processo do mensalão. Como a pena é superior a 8 anos, o início do cumprimento é o regime fechado. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira, discutindo a questão da perda de mandato imediata dos condenados, além de possíveis ajustes nas penas fixadas de prisão e de multa.
João Paulo foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A pena mais alta foi para o crime de peculato, de 3 anos e 4 meses de prisão. Nos outros dois crimes, as penas foram de 3 anos de prisão para cada um. As multas aplicadas chegam a R$ 360 mil.
A fixação da pena por lavagem de dinheiro provocou amplo debate no tribunal e novos embates entre o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski. Houve ainda embate de Barbosa com Marco Aurélio Mello. A polêmica aconteceu porque a condenação foi realizada por 6 votos a 5. Um dos que condenou, o ministro Carlos Ayres Britto não deixou seu voto fixando a pena e o advogado de João Paulo, Alberto Toron, afirmou que não haveria o quórum de seis votos para deliberar sobre a pena a ser fixada.
Barbosa refutou a tentativa da defesa de imediato. Lewandowski e Marco Aurélio, porém, entenderam que o plenário devia se manifestar sobre o tema. O relator e presidente irritou-se e lembrou que a questão já tinha sido levantada na semana passada pela defesa de outro réu e derrotada. Marco Aurélio afirmou que o caso era diferente porque no anterior a decisão pela condenação tinha sido tomada por 6 votos a 4.
O ministro Lewandowski afirmou que a questão tinha de ser resolvida em plenário, por sua experiência na Corte. "Não é a experiência de Vossa Excelência que comanda o plenário", rebateu Barbosa. Lewandowski afirmou que a praxe é de não se tomar decisões monocraticamente pelo presidente. O relator lembrou que no próprio julgamento do mensalão, o ministro Ayres Britto tinha agido desta forma. Lewandowski afirmou que a referida situação "causou espécie na comunidade jurídica". O decano do STF, Celso de Mello, interrompeu dizendo que o presidente, pelo regimento, pode, sim, responder monocraticamente, mas sugeriu que os outros fossem ouvidos.
Barbosa afirmou que insistiu para que Ayres Britto deixasse voto sobre a questão da dosimetria, mas não foi atendido. Diante da insistência dos ministros, ele concordou em submeter a questão aos ministros. "Já que o tribunal insiste em deliberar sobre essa questão da situação esdrúxula da condenação sem fixação de pena, eu submeto", disse o relator. Por fim, sua posição prevaleceu, com o tribunal entendendo que a condenação estava decidida e que os cinco ministros que votaram pela condenação poderiam fixar a pena. Alguns ainda lembraram que a pena proposta por Barbosa foi de 3 anos, a mínima para lavagem de dinheiro. Com isso, Britto não teria como ter proposta nada mais benéfico ao réu.
Vencedor, o relator aproveitou para ironizar o ministro Marco Aurélio Mello, um dos que mais defendeu a votação sobre a questão de ordem. "Adoro a objetividade, detesto a perda de tempo".
MULTICELL CELULAR
O fim de ano Premiado, compre aparti de 20 Reais na MultiCell de Lagoa Grande ou Nova Descoberta, e concorra a todos os premios da Lagoa Grande FM e mais um lindo Computador que a MultiCell vai sortea pra você. o sorteio será no dia 28 de Dezembro transmitido ao vivo pela Radio Lagoa Grande FM.
Veja os nossos Produtos
camara digital
celulares caixas de som e moldem
webcam pilhas recarregavél e celular
Mais tormenta à vista para Lóssio: Juiz ainda deverá julgar ação contra primeira-dama
Das seis Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) movidas pela coligação “Unidade Por Petrolina” e pelo PSB do deputado federal e ex-candidato a prefeito, Fernando Filho, uma ainda não foi julgada.
A ação refere-se a uma denúncia contra a primeira-dama do município, Andréa Lóssio, que pediu votos abertamente para o marido durante solenidade de inauguração de uma unidade do programa “Nova Semente”, o que é vedado pela Lei Eleitoral.
O flagrante foi devidamente registrado pela coligação do socialista e deveria ser analisado pelo juiz responsável, Edilson Moura. Como este se encontra de férias, caberá ao juiz em exercício, Cícero Everaldo Ferreira, fazer o julgamento do mérito.
Continua desaparecido corpo de mulher que se jogou da Ponte Presidente Dutra nesta manhã
Continua desaparecido o corpo da mulher que se jogou na manhã desta terça-feira (27) da Ponte Presidente Dutra, no lado de Petrolina.
Informações extraoficiais divulgadas pela imprensa local davam conta de que o corpo dela havia sido localizado, mas o corpo encontrado foi o de um menino de 15 anos.
A identidade da mulher, segundo o serviço 193 do Corpo de Bombeiros, ainda continua completamente desconhecida.
Havia rumores de que se tratava de uma funcionária, conhecida por Mayara, que trabalhava numa clínica odontológica da cidade. Mas a informação não foi confirmada. “Uma amiga dessa Mayara entrou em contato conosco dizendo que já tinha conseguido falar com ela”, revelou ao Blog um dos bombeiros.
As informações também são desencontradas quanto à idade da mulher. Não sabe se teria em torno de 20 ou 30 anos. A única coisa que se sabe sobre ela foi repassada por um senhor que a viu se jogar da ponte. As buscas pelo corpo foram interrompidas por volta das 18h de hoje e deverão ser retomadas a partir das 8h de amanhã (28). A previsão dos bombeiros é de que, se de fato ela não tiver sobrevivido, há grandes chances de que seu corpo apareça boiando devido à quantidade de água ingerida.
Viúva de ex-prefeito que cumpria o segundo mandato tem o registro negado
Por maioria, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Jussara Maria Stachoviak ao cargo de prefeita de Porto Rico, no Paraná, por inelegibilidade reflexa. Jussara é viúva do ex-prefeito municipal de Porto Rico, Walter Romão de Oliveira, falecido em novembro de 2009, no exercício de seu segundo mandato.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deferiu o registro de candidatura de Jussara Maria Stachoviak por entender ser aplicável, no caso, o enunciado da Consulta 5440, do TSE, publicado em abril de 2012, que prevê "que é elegível, podendo concorrer à reeleição, o cônjuge de prefeito falecido, mormente quando este foi sucedido pelo vice-prefeito".
Em primeira instância, o registro foi indeferido. O juiz entendeu que a candidata não preencheria as exigências constitucionais para concorrer ao cargo de prefeita, por ser inelegível pelo artigo 14 da Constituição Federal, que estende a vedação à reeleição para o terceiro mandato aos cônjuges e parentes do chefe do Poder Executivo.
Ao votar nesta terça-feira (27), após ter pedido vista do recurso, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha explicou que, no caso da Consulta 5440, votou acompanhando o relator, ministro Marco Aurélio, no sentido de que fosse possível, naquele caso, a resposta positiva. “Naquele caso, havia uma série de peculiaridades que me levaram a votar. A pessoa tinha já constituído outra família e rompido qualquer laço, e era o primeiro mandato. Portanto, havia possibilidade de reeleição mesmo que fosse o próprio titular”, sustentou.
No caso, no entanto, a ministra votou com a relatora, ministra Luciana Lóssio, que remeteu o caso à Súmula Vinculante 18 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece que a dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal.
A ministra Cármen Lúcia explicou que, durante a discussão desta súmula, ficou claro que nesses casos, deve ser aplicada norma do direito civil para o entendimento da dissolução do vínculo, com a finalidade de evitar fraudes. Porém, sustentou, “a morte não entraria nisso”. No caso, contudo, afirmou, “o próprio titular não poderia, de qualquer modo, tentar um terceiro mandato”.
Além da ministra Cármen Lúcia, votaram com a relatora as ministras Nancy Andrighi e Laurita Vaz e o ministro Arnaldo Versiani. Os ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli foram votos divergentes. Na sessão de hoje, apenas a ministra Cármen Lúcia votou, uma vez que os demais ministros já haviam votado em sessão anterior, inclusive o ministro Arnaldo Versiani que já não integra mais o TSE.
Fonte: site do TSE.
Odacy sugere Lula senador de Pernambuco
Em pronunciamento nesta terça-feira, dia 27 de novembro, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, aproveitou para repercutir as declarações do marqueteiro petista, João Santana, que defendeu o nome de Lula para o Governo de São Paulo em 2014. Segundo o deputado, a sua vontade mesmo era ver o ex-presidente da República disputando a campanha majoritária por Pernambuco, seu estado natal.
O parlamentar defendeu o nome de Lula para a candidatura a senador pelo seu Estado de origem. Odacy ressaltou que os pernambucanos misturam os sentimentos de admiração e gratidão pelo ex-metalúrgico que se tornou presidente do Brasil e mudou a realidade do povo nordestino.
O deputado lembrou que, certa vez, quando era prefeito de Petrolina, teve a oportunidade de falar para uma plateia, na presença do próprio Lula, sobre esse desejo. Odacy acredita que Pernambuco só ganharia com esse mandato, e que é preciso trabalhar uma unidade de forças políticas no Estado para que o projeto se torne realidade.
Juiz determina que crianças levadas para adoção no interior da Bahia sejam devolvidas a pais biológicos
O juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo (BA), determinou nesta terça-feira (27) que as cinco crianças baianas que foram entregues para adoção a famílias paulistas voltem a viver com os pais biológicos. Segundo o juiz, o processo de adoção das crianças ocorreu em meio a diversas irregularidades. O caso foi denunciado no programa “Fantástico”, da Rede Globo, no mês de outubro.
O juiz Roberto Cappio determinou que as crianças sejam retiradas das famílias adotivas e sejam levadas para um espaço de acolhimento provisório, onde recebam acompanhamento de psicólogos para que possam se readaptar ao convívio com os pais biológicos, que também irão para esse espaço. A readaptação do convívio deve durar, no mínimo, 15 dias, conforme a determinação. Depois, as crianças retornam para a cidade de Monte Santo, no sertão baiano, de onde foram levadas.
O casal Silvânia (foto) e Gerôncio, pais das crianças, contaram que elas foram retiradas de casa em junho de 2011, pela polícia, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo. Dos cinco filhos do casal, dois mais velhos foram levados para Campinas. Os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha. (Fonte/foto: G1-BA)
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Usuários do `Bolsa Família` precisam atualizar cadastro até dezembro
As prefeituras precisam atualizar as informações cadastrais de 672.922 usuários do Bolsa Família até dezembro. O objetivo da ação, realizada em parceria com estados e municípios, é aprimorar o programa de transferência de renda e destinar os recursos apenas a quem se enquadra no critério de renda mensal por pessoa, de até R$ 140.
A cada dois anos, as famílias que estão no Cadastro Único, atendidas ou não pelo programa de transferência de renda, devem alterar ou confirmar seus dados, conforme determina o Decreto 6.135 de 2007. Renda, nascimento ou falecimento na família são determinantes para definir o valor do benefício. A identificação correta da escola de crianças e adolescentes, por exemplo, é fundamental para o acompanhamento da frequência escolar, contrapartida do programa.
Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao prazo para evitar que o pagamento seja bloqueado a partir de janeiro.
Deputado Inocêncio Oliveira quer bater recorde de permanência na Câmara Federal
Poucas semanas após ter passado por uma cirurgia de hérnia e passada uma eleição em que seu partido perdeu muitas prefeituras no Estado, o presidente estadual do PR, o deputado federal Inocêncio Oliveira se mostra bastante otimista em relação ao futuro da sigla e ao seu próprio desempenho político. Ele afirma que, dos 40 deputados federais filiados ao PR, 30 já assinaram sua recondução ao cargo que couber ao partido na mesa diretora da Câmara dos Deputados, da qual ele faz parte desde 1993.
“Eu inclusive dessa vez vou ocupar a 4ª Secretaria para que possa entrar no livro dos recordes, o Guinness Book, porque vou ser o único parlamentar do mundo a ocupar todos os cargos da mesa diretora”, garantiu, sem esconder a vaidade.
Caso isso ocorra, Inocêncio irá sustentar ainda mais a fama de “parlamentar guardanapo”, apelido pelo qual ficou conhecido como referência ao fato de que “sempre está na mesa”. “O pessoal diz que eu fiquei o tempo todo na mesa. Não é verdade. Eu fui líder oito anos do maior partido (na época), o PFL, onde por cinco anos fui escolhido o parlamentar mais influente do Brasil. Fui durante quatro anos vice-líder do (ex-deputado) José Lourenço (PFL-BA). Então ocupei vários cargos na Casa e não apenas os que são da mesa diretora”, listou.
Sendo um dos pernambucanos de maior tempo de vida política e destacando que ainda continuará na vida pública por muito tempo, Inocêncio curiosamente atribuiu a derrota de seu primo Sebastião Oliveira (PR) em sua cidade natal, Serra Talhada, a um “desejo de mudança” da sociedade. “Democracia é assim mesmo. Ninguém se eterniza no poder. Há uma palavra mágica chamada ‘mudança’. Todos muitas vezes querem mudar. Você pergunta: Por que? E ele diz ‘só para experimentar o outro lado, ver o que é que vai fazer’”, ponderou, frisando que “ninguém” fez mais obras do que ele em Serra Talhada.
No Estado, o PR elegeu este ano 17 prefeitos, 20 vice-prefeitos, 217 vereadores e 12 prefeitos em sistema de coligações. Isso representou um déficit de prefeituras para a legenda, visto que no pleito de 2008 o PR elegeu 30 prefeitos. “Houve uma perda em relação ao partido, mas com os 12 prefeitos de outros partidos que me apoiam, eu fiz mais ou menos a mesma coisa, 29 prefeitos”, argumenta. (Fonte/foto: JC)
Homem é preso e menor apreendido acusados de assaltos no N-6 do perímetro Senador Nilo Coelho
Um homem foi preso e um menor apreendido, na tarde do último sábado (24), acusados de praticar assaltos na zona rural de Petrolina.
Edimilson José de Souza, o “Gudu”, de 35 anos, e o menor L.D.L, 17, são apontados como autores dos assaltos, ocorridos na entrada do Núcleo 6 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, no início deste mês.
Os dois foram localizados no C-1 do Nilo Coelho. Com a dupla os policiais militares da Ciosac, vinculada ao 5º Batalhão da PM, encontraram duas espingardas – uma calibre 20 e outra calibre 36, com várias munições -, além de mais uma espingarda caseira.
À polícia os suspeitos confessaram ter realizado os assaltos, incluindo duas motocicletas, que foram localizadas e apreendidas no município de Paulistana (PI), também ontem. Os dois, além de todo o material encontrado com eles, foram apresentados na 1ª Delegacia de Polícia Civil no bairro Ouro Preto. (Foto: 5º BPM)
sábado, 24 de novembro de 2012
‘Marcarrão’ pega 15 anos pelo assassinato de Elisa Samudio. Ex do goleiro Bruno é condenada a cinco em regime aberto
Macarrão pegou 15 anos de prisão – pena mínima por homicídio qualificado em razão de sua confissão -, e Fernanda, cinco anos em regime aberto. A sentença começou a lida às 23h50 da sexta-feira e terminou por volta de 0h10 deste sábado (24).
Eliza sumiu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, Bruno era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.
Conforme a sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi condenado a 12 anos em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima) e mais três anos em regime aberto por sequestro e cárcere privado. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ao ouvir a decisão, Macarrão chorou.
Fernanda foi culpada por dois crimes de sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e de seu filho, Bruninho, condenada à pena de cinco anos a ser cumprida em regime aberto.
Execução
Em sua decisão, a juíza afirmou que o crime foi uma “execução meticulosamente arquitetada” e que os acusados agiram com “perversidade” e que a culpabilidade é “acentuada”.
A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi atenuada por sua confissão. “Embora a confissão do réu seja parcial, ela encontra especial valor”, escreveu. “A admissão do réu de que realmente levou Eliza para o encontro com a morte foi de extrema relevância para tirar do conselho de sentença qualquer dúvida. Prestigio a sua confissão em plenário para reduzir a pena aplicada para o mínimo legal”.
A juíza afirma que, mesmo antes do júri, tinha a convicção de que houve o crime com base na “prova indireta e que Eliza Samudio de fato havia sido brutalmente assassinada”. “No entanto, alguns advogados dos corréus, no seu regular exercício da defesa, semearam de forma exitosa a dúvida na mente de milhares de pessoas que, ao longo de dois anos e cinco meses, se questionavam e se perguntavam se Eliza Samudio estava realmente morta”, disse.
Quanto a Fernanda, a juíza entendeu que ela é primária e tem bons antecedentes, possui ocupação lícita e se dedica a trabalhos sociais, mas sua conduta é “altamente reprovável“. “Embora fugindo do conhecimento de que o destino de Eliza era a morte, prestou inestimável auxílio aos demais envolvidos, não se preocupando com o destino daquela própria moça”, afirmou. “Seu sequestro foi o prelúdio de seu extermínio”.
Repercussão
O promotor Henry Wagner de Castro disse, após a leitura da sentença, que a Promotoria não vai recorrer da pena “porque entende que houve justiça na dosagem”. Ele projetou possível pena para o goleiro Bruno, que ainda será julgado. “Se Macarrão pegou 20 anos pelo homicídio, é claro que a (sentença) do Bruno tem que começar por aí”, afirmou no plenário, ressaltando que “não há escapatória” para o goleiro. (Fonte: G1/foto: UOL)
Saiba quanto ganham a Presidente do Brasil
A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em novembro de 2011 com o objetivo de tornar públicas os dados referentes ao Estado. Com a nova regra, basta visitar os portais da transparência, como o do Executivo Federal — http://www.portaldatransparencia.gov.br, para descobrir os salários dos políticos que nos comandam.
Por exemplo, a presidente da República, Dilma Rousseff, ganha a mesma coisa que os ministros: R$ 26,7 mil brutos O salário de Dilma ainda sofre um desconto de R$ 6.473, que vão para o Leão, e R$ 430 da previdência oficial. No fim das contas, o salário líquido da presidente é de R$ 19,8 mil
Por exemplo, a presidente da República, Dilma Rousseff, ganha a mesma coisa que os ministros: R$ 26,7 mil brutos O salário de Dilma ainda sofre um desconto de R$ 6.473, que vão para o Leão, e R$ 430 da previdência oficial. No fim das contas, o salário líquido da presidente é de R$ 19,8 mil
Menino morre após comer queijo supostamente envenenado
Uma criança de um ano e oito meses morreu depois de comer um pedaço de queijo supostamente envenenado.
O menino foi internado no Hospital da Restauração, no Recife, Pernambuco, após comer o queijo que teria sido dado por um vizinho.
O caso está sendo investigado para descobrir as reais causas da morte.
O menino foi internado no Hospital da Restauração, no Recife, Pernambuco, após comer o queijo que teria sido dado por um vizinho.
O caso está sendo investigado para descobrir as reais causas da morte.
Primeira mulher general do Brasil toma posse na segunda-feira no Rio
Será empossada nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, a primeira mulher a ocupar a patente de oficial general da história das Forças Armadas Brasileiras. Dalva Maria Carvalho Mendes, oficial da Marinha, foi promovida do posto de capitão-de-mar e Guerra, equivalente a coronel, no Exército, para o de contra-almirante, equivalente a general de duas estrelas. A promoção foi assinada pela presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (23).
Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no Hospital Marcílio Dias, no Lins de Vasconselos, na zona norte do Rio, chegando ao cargo de vice-diretora.
Atualmente, ela exerce a função de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca, também na zona norte. Dalva ainda possui o título superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e as condecorações Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.
Desde 1980, quando foi iniciada a participação feminina na instituição, diversos dispositivos legais ampliaram a atuação das mulheres na força, que hoje podem participar do Corpo de Engenheiros, do Corpo de Saúde, de Intendentes, dos Quadros Técnicos, Auxiliar da Armada do Corpo Auxiliar, do Corpo Auxiliar de Praças e do Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.
Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no Hospital Marcílio Dias, no Lins de Vasconselos, na zona norte do Rio, chegando ao cargo de vice-diretora.
Atualmente, ela exerce a função de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca, também na zona norte. Dalva ainda possui o título superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e as condecorações Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.
Desde 1980, quando foi iniciada a participação feminina na instituição, diversos dispositivos legais ampliaram a atuação das mulheres na força, que hoje podem participar do Corpo de Engenheiros, do Corpo de Saúde, de Intendentes, dos Quadros Técnicos, Auxiliar da Armada do Corpo Auxiliar, do Corpo Auxiliar de Praças e do Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.
Polícia Militar faz campanha para divulgar números de emergência em Santa Maria e Lagoa Grande
Motoristas, pedestres e comerciantes de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, foram surpreendidos esta semana com uma campanha da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) que tem como objetivo divulgar os números dos telefones de emergência da PM. Ao todo, foram entregues 500 panfletos com os telefones da sede e do interior dos dois municípios.
As pessoas poderão ligar diretamente para o número do telefone celular da viatura que atende especificamente àquela comunidade, diminuindo o tempo de atendimento nas chamadas de emergência. É o caso do Projeto de Irrigação Fulgêncio, zona rural de Santa Maria. A agrovila é a mais afastada da sede – cerca de 70 km de distância - mas a viatura que atua na área possui um número específico para atender aos chamados.
Outra proposta da campanha é incentivar as comunidades a denunciarem a prática de crimes nas suas localidades, colaborando com a Polícia e ajudando na redução dos índices de violência. Segundo informações da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), até outubro deste ano o número de homicídios caiu 36,8% em relação ao mesmo período de 2011. Os dados referem-se aos dois municípios de responsabilidade da Companhia.
Bandidos levam R$ 9 mil da Casa Lotérica de Belém do São Francisco
Uma ação rápida e que assustou os moradores de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A Casa Lotérica da cidade foi invadida na manhã desta sexta-feira (23) por dois homens armados em uma motocicleta. No momento do assalto, cerca de 160 pessoas aguardavam atendimento na fila.
A Polícia suspeita que os bandidos já circulavam pelo local desde o início da manhã. Os homens levaram R$ 9 mil e fugiram em direção à localidade de Ibó logo após o assalto. A Polícia Militar continua fazendo diligências nas proximidades do município.
O atendimento na Casa Lotérica foi restabelecido duas horas após o crime. Ninguém se feriu.
prefeita utiliza ambulância para coletar lixo em pianco ( PB)
Prefeita do município de Piancó (PB), a médica Flávia Galdino (PSB) resolveu recolher o lixo da cidade para entregá-la limpa ao sucessor, Sales Lima (DEM), usando uma ambulância. A denúncia é do advogado e vereador reeleito, Pádua Leite (PT). Segundo ele, a prefeita resolveu transformar a ambulância em carro de lixo porque não gosta do ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (PSDB), que adquiriu o veículo e o transformou em uma UTI Móvel.
Pádua Leite disse que já comunicou o caso ao Ministério da Saúde e que está pedindo providências ao Ministério Público Estadual e Federal. O vereador disse ainda que a ambulância funciona como carro de lixo há pelo menos dois meses, e que teria produzido um dossiê com mais de 100 páginas sobre as irregularidades praticadas pela gestão da prefeita Flávia Galdino.
Segundo o Estadão, Pádua Leite denuncia, no documento, que a prefeita Flávia Galdino alugou um tomógrafo por R$ 320 mil para o Consórcio Intermunicipal de Saúde para atender à população carente da região, mas o equipamento foi retirado logo após as eleições municipais. Ele disse ter feito representação na Justiça solicitando a devolução do equipamento ao consórcio. A reportagem tentou falar com a prefeita, mas ela não foi localizada na Prefeitura de Piancó.
Pádua Leite disse que já comunicou o caso ao Ministério da Saúde e que está pedindo providências ao Ministério Público Estadual e Federal. O vereador disse ainda que a ambulância funciona como carro de lixo há pelo menos dois meses, e que teria produzido um dossiê com mais de 100 páginas sobre as irregularidades praticadas pela gestão da prefeita Flávia Galdino.
Segundo o Estadão, Pádua Leite denuncia, no documento, que a prefeita Flávia Galdino alugou um tomógrafo por R$ 320 mil para o Consórcio Intermunicipal de Saúde para atender à população carente da região, mas o equipamento foi retirado logo após as eleições municipais. Ele disse ter feito representação na Justiça solicitando a devolução do equipamento ao consórcio. A reportagem tentou falar com a prefeita, mas ela não foi localizada na Prefeitura de Piancó.
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
JOVEM É ENCONTRADO ENFORCADO NO BAIRRO DA ESTATUA EM LAGOA GRANDE
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Empresário de Petrolina morre em acidente de carro veja as fotos
fotos : Mauricio Alves
Um acidente trágico resultou na morte do empresário de Petrolina, Murilo Guilherme Agra Araquã, proprietário da Fidelize Seguros. Ele capotou seu veículo na manhã desta quinta-feira (22), por volta de 04h30.
Segundo informações de familiares, Murilo se deslocava do município de Serra Talhada (PE) para Petrolina, quando um pneu de seu carro estourou próximo à cidade de Lagoa Grande (PE), fazendo com que seu carro capotasse pelo menos três vezes.
Quando a Polícia Rodoviária Federal chegou ao local, já encontrou a vítima sem vida. Murillo era sócio de uma construtora e estava em Serra Talhada a trabalho. Ele era casado com Ceiça Agra e tinha uma filha de 6 anos. (Fonte: Grande Rio FM)
Posse de Barbosa no Supremo reunirá Dilma e celebridades
A posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na tarde desta quinta-feira (22), terá a presença da presidente Dilma Rousseff e de várias celebridades.
Entre os famosos que devem acompanhar a solenidade estão os atores Taís Araújo, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Djavan, a apresentadora Regina Casé e o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Barbosa também convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia, mas o petista comunicou por meio de sua assessoria que estará em viagem à Índia.
Em razão da aposentadoria de Ayres Britto, que completou 70 anos no último domingo (18), Barbosa assumiu interinamente a presidência do Supremo na segunda (19). Na quarta (21), comandou pela primeira vez uma sessão de julgamento do processo do mensalão, do qual é relator.
Ao todo, foram impressos 2,5 mil convites para o evento, de acordo com o cerimonial do STF. Foram enviados convites para todos os ministros aposentados, tribunais de países de língua portuguesa e nomes que integram a lista tradicional de cerimônias do Supremo (ministros aposentados e autoridades da República).
Entre os convidados pessoais do ministro, estão representantes de universidades no Brasil e no exterior, além de familiares, que virão de Paracatu (MG).
TelõesApesar da previsão do cerimonial da presença de cerca de 1,5 mil pessoas no evento, o plenário do Supremo tem menos de 300 lugares. Por conta disso, serão instalados telões em outras salas para que todos consigam acompanhar a cerimônia.
Na solenidade, também será empossado o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do tribunal e do CNJ. Divergências sobre o relatório final e sobre a forma de conduzir o julgamento provocaram vários embates entre Barbosa e Lewandowski durante o julgamento do mensalão, ação penal na qual Lewandowski é o ministro-revisor.
Na semana passada, Lewandowski disse acreditar que, apesar das discussões em plenário, não haverá problemas durante a gestão de Barbosa.
"Já estamos acertando como vamos fazer nas eventuais saídas dele. Não tem problema algum. A vida continua. Não tem nenhum problema, fiquem tranquilos. As instituições estão firmes. Isso é um entrevero."
Rito da cerimônia
A cerimônia de posse tem início previsto para as 15h de quinta-feira e, portanto, não ocorrerá sessão de julgamento do mensalão.
De acordo com a tradição, a sessão será iniciada com a execução do Hino Nacional. Pelo ritual, a posse seria dada pelo presidente em exercício. Como Ayres Britto se aposentou, a cerimônia será iniciada pelo ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello. Britto estará presente na condição de convidado.
Barbosa assinará o termo de posse e será declarado presidente. Ele dará, então, posse ao vice Ricardo Lewandowski.
Após a assinatura dos termos de posse, serão feitos os discursos de boas vindas. Nas últimas cerimônias de posse, o ministro com mais tempo de tribunal falou em nome dos demais - esse ministro é Celso de Mello.
Entre os famosos que devem acompanhar a solenidade estão os atores Taís Araújo, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Djavan, a apresentadora Regina Casé e o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Barbosa também convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia, mas o petista comunicou por meio de sua assessoria que estará em viagem à Índia.
Em razão da aposentadoria de Ayres Britto, que completou 70 anos no último domingo (18), Barbosa assumiu interinamente a presidência do Supremo na segunda (19). Na quarta (21), comandou pela primeira vez uma sessão de julgamento do processo do mensalão, do qual é relator.
Ao todo, foram impressos 2,5 mil convites para o evento, de acordo com o cerimonial do STF. Foram enviados convites para todos os ministros aposentados, tribunais de países de língua portuguesa e nomes que integram a lista tradicional de cerimônias do Supremo (ministros aposentados e autoridades da República).
Entre os convidados pessoais do ministro, estão representantes de universidades no Brasil e no exterior, além de familiares, que virão de Paracatu (MG).
O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do
mensalão (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Somente para o exterior, principalmente Estados Unidos, Alemanha e França, foram enviados cerca de 60 convites. Na França, o ministro fez doutorado em direito público na Universidade de Paris. Nos Estados Unidos, Barbosa estudou na Universidade de Columbia, em Nova York, e na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.mensalão (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
TelõesApesar da previsão do cerimonial da presença de cerca de 1,5 mil pessoas no evento, o plenário do Supremo tem menos de 300 lugares. Por conta disso, serão instalados telões em outras salas para que todos consigam acompanhar a cerimônia.
Na solenidade, também será empossado o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do tribunal e do CNJ. Divergências sobre o relatório final e sobre a forma de conduzir o julgamento provocaram vários embates entre Barbosa e Lewandowski durante o julgamento do mensalão, ação penal na qual Lewandowski é o ministro-revisor.
Na semana passada, Lewandowski disse acreditar que, apesar das discussões em plenário, não haverá problemas durante a gestão de Barbosa.
"Já estamos acertando como vamos fazer nas eventuais saídas dele. Não tem problema algum. A vida continua. Não tem nenhum problema, fiquem tranquilos. As instituições estão firmes. Isso é um entrevero."
Rito da cerimônia
A cerimônia de posse tem início previsto para as 15h de quinta-feira e, portanto, não ocorrerá sessão de julgamento do mensalão.
De acordo com a tradição, a sessão será iniciada com a execução do Hino Nacional. Pelo ritual, a posse seria dada pelo presidente em exercício. Como Ayres Britto se aposentou, a cerimônia será iniciada pelo ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello. Britto estará presente na condição de convidado.
Barbosa assinará o termo de posse e será declarado presidente. Ele dará, então, posse ao vice Ricardo Lewandowski.
Após a assinatura dos termos de posse, serão feitos os discursos de boas vindas. Nas últimas cerimônias de posse, o ministro com mais tempo de tribunal falou em nome dos demais - esse ministro é Celso de Mello.
Por falta de pagamento da prefeitura a árbritos, final do Campeonato Amador de Futebol em Petrolina pode não ocorrer
A Prefeitura de Petrolina vive, definitivamente, um momento conturbado. A final do Campeonato Amador de Futebol entre as equipes do Santa Cruz e 1º de Maio, marcada para esta sexta-feira (23) no Estádio Paulo de Souza Coelho, pode não mais acontecer.
Informações dão conta de que a prefeitura não honrou o pagamento dos árbitros que fariam a final da competição. Por conta disso, os profissionais já anunciaram que não farão o jogo, se não receberem.
Brasil vence Argentina e é bi no Superclássico
A seleção brasileira conquistou nesta quarta-feira a taça do Superclássico das Américas. No tempo normal, o time comandado por Mano Menezes foi derrotado pela Argentina pelo placar de 2 a 1, com o segundo gol argentino saindo aos 45 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis, no entanto, o Brasil mostrou mais frieza e venceu o rival por 4 a 3. Leia mais sobre a partida
PPS pode apoiar Eduardo em 2014
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), entrou nos planos do PPS do deputado Roberto Freire (PE). Há uma tendência no partido de buscar um descolamento do PSDB. Como a hipótese de candidatura própria é ainda inviável, apostar em Campos seria a alternativa para escapar do embate tucano-petista que marcou as últimas cinco eleições presidenciais.
“O PPS pode buscar um caminho novo, um projeto estratégico que encante o partido num grande evento nacional. O Eduardo Campos é o nome mais forte”, diz o líder do bloco PPS/PV, Rubens Bueno (PR). “PT e PSDB é mais do mesmo”,cutuca. O líder vê em Campos uma eventual terceira via.
“O PPS pode buscar um caminho novo, um projeto estratégico que encante o partido num grande evento nacional. O Eduardo Campos é o nome mais forte”, diz o líder do bloco PPS/PV, Rubens Bueno (PR). “PT e PSDB é mais do mesmo”,cutuca. O líder vê em Campos uma eventual terceira via.
A provável aliança será um dos temas que o partido debaterá na reunião do diretório nacional agendada para os dias 22 e 23 em Brasília. Bueno diz que um eventual avanço nas conversações pode reverberar na próxima legislatura da Câmara, com a formação de um bloco ou mesmo a fusão com outro partido.
A bancada do PSB tem 35 deputados. Vitaminado pelo PPS, ficaria com 47. Isso, se o PV e seus 14 deputados não seguirem o mesmo caminho. A bancada do PPS já decidiu apoiar a eleição de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a presidência da Câmara.
A bancada do PSB tem 35 deputados. Vitaminado pelo PPS, ficaria com 47. Isso, se o PV e seus 14 deputados não seguirem o mesmo caminho. A bancada do PPS já decidiu apoiar a eleição de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a presidência da Câmara.
(Com informações do Poder Online)
Odacy defende construção de barragens e uso de tecnologia irrigável para evitar crise em produção de cana no estado
Durante o Grande Expediente Especial que debateu a crise do setor sucroalcooleito em Pernambuco, ocorrido nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, não acredita ser o Sertão a saída para combater as perdas na região produtora de cana que tem media anual de 1200 milimetros de chuva.
“Existem alternativas e a minha defesa é pelos nativos da região, seja qual for a área no estado. Tenho certeza que com a construção de grandes barragens, reservatórios para armazenar a água no período mais chuvoso, pode-se utilizar da tecnologia e promover a irrigação na própria região tradicionalmente produtora de cana”,sugeriu Odacy.
O deputado esclareceu que no caso da Agrovale, citada no debate, uma das grandes usinas de cana do país localizada em Juazeiro da Bahia, na região do vale do São Francisco, a própria empresa é auto-sustentável e fica as margens do rio.
“A Usina Agrovale que tem um projeto de mais de 20 mil hectares de produção na região de Petrolina, tem sua própria tomada d’água e ainda produz sua própria energia, diferente do projeto de PPP da irrigação lançado pelo governo federal que traz alegria, mas ao mesmo tempo preocupação, porque é importante construir políticas para a próximas gerações, mas não com a perspectiva de uma coisa quando pode ser outra. É preciso ampliar a tecnologia na questão da produção da cana, porque a chuva existe e muito além do que costuma cair no Sertão em períodos regulares”,observou o parlamentar.
Odacy lembra que o sertanejo costuma buscar alternativas para a convivência com a seca, alguns momentos isso é mais difícil, mas existe essa experiência. “Eu vejo que se os governos investirem pesado nas construção de grandes barragens e implementar a irrigação na zona da mata com um projeto já existente, com a tradição da cultura histórica da produção da cana na região, vai ser muito mais barato do que achar que vai salvar la no Sertão”, disse Odacy.
Odacy defende que os produtores locais permaneçam na região onde são mais adaptado. “Hoje quem vive da cana aqui na zona da mata são nativos que já se enraizaram historicamente, filhos e netos, e que de repente pequenos produtores com uma media de 50 toneladas por hectare, média de 1 mil tonelada isso quer dizer em10 20 hectares. Com tecnologia, isso é possível. Vou acompanhar de perto esse detalhe e me coloco a disposição para dá minha contribuição neste importante debate para o desenvolvimento do estado”, concluiu Odacy.
Durante o Grande Expediente Especial que debateu a crise do setor sucroalcooleito em Pernambuco, ocorrido nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, não acredita ser o Sertão a saída para combater as perdas na região produtora de cana que tem media anual de 1200 milimetros de chuva.
“Existem alternativas e a minha defesa é pelos nativos da região, seja qual for a área no estado. Tenho certeza que com a construção de grandes barragens, reservatórios para armazenar a água no período mais chuvoso, pode-se utilizar da tecnologia e promover a irrigação na própria região tradicionalmente produtora de cana”,sugeriu Odacy.
O deputado esclareceu que no caso da Agrovale, citada no debate, uma das grandes usinas de cana do país localizada em Juazeiro da Bahia, na região do vale do São Francisco, a própria empresa é auto-sustentável e fica as margens do rio.
“A Usina Agrovale que tem um projeto de mais de 20 mil hectares de produção na região de Petrolina, tem sua própria tomada d’água e ainda produz sua própria energia, diferente do projeto de PPP da irrigação lançado pelo governo federal que traz alegria, mas ao mesmo tempo preocupação, porque é importante construir políticas para a próximas gerações, mas não com a perspectiva de uma coisa quando pode ser outra. É preciso ampliar a tecnologia na questão da produção da cana, porque a chuva existe e muito além do que costuma cair no Sertão em períodos regulares”,observou o parlamentar.
Odacy lembra que o sertanejo costuma buscar alternativas para a convivência com a seca, alguns momentos isso é mais difícil, mas existe essa experiência. “Eu vejo que se os governos investirem pesado nas construção de grandes barragens e implementar a irrigação na zona da mata com um projeto já existente, com a tradição da cultura histórica da produção da cana na região, vai ser muito mais barato do que achar que vai salvar la no Sertão”, disse Odacy.
Odacy defende que os produtores locais permaneçam na região onde são mais adaptado. “Hoje quem vive da cana aqui na zona da mata são nativos que já se enraizaram historicamente, filhos e netos, e que de repente pequenos produtores com uma media de 50 toneladas por hectare, média de 1 mil tonelada isso quer dizer em10 20 hectares. Com tecnologia, isso é possível. Vou acompanhar de perto esse detalhe e me coloco a disposição para dá minha contribuição neste importante debate para o desenvolvimento do estado”, concluiu Odacy.
Bené Marques assume defesa de escola tema de reportagem nos Estados Unidos
O vereador Bené Marques quebrou uma
de suas normas. Segundo ele, nunca ocupa por duas sessões seguidas a tribuna da
Câmara, mas, com a reportagem publicada no Jornal Los Angeles Times, na edição
do dia 17 de Novembro, sentiu-se pessoalmente ofendido.
“A reportagem escrita pelo
jornalista de nome difícil, Vicent Bevins, é toda feita de mentira” – bradou Bené, que
tem sua mais importante base eleitoral no Bairro Itaberaba, onde fica
localizada a Escola José Pereira da Silva, da rede municipal de Juazeiro.
“Posso afirmar que a diretora é
competente, que trabalha com a comunidade e esta é só uma das mentiras. Ele diz
que os professores ganham 350 reais por mês, a gente sabe que nenhum professor
ganha menos que o salário mínimo desde gestões passadas. Outra mentira. Que os
professores faltam, que o quadro não é completo. Tudo mentira.”
Comparando os profissionais de
imprensa da região e o jornalista Vicent Bevins, Bené disse: “Parabenizo os
profissionais de nossa cidade e da cidade vizinha, que podem cometer erros, mas
nunca o exagero de mentiras deste jornalista estrangeiro”.
Em aparte o vereador Crisóstomo
Lima endureceu: “Os europeus e americanos tem uma visão equivocada do Brasil e
principalmente dos nordestinos. Acham que sabem muito mais que a gente. Acho
que a comunidade de Itaberaba, tão bem representada pelo senhor, tem de fazer
uma moção de repúdio ao cidadão mal educado e mentiroso que fez esta reportagem
caluniosa e mentirosa” e terminou o aparte lamentando “por esse profissional
que usou de má fé”.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Filha de Marcos Paulo expulsa Antônia Fontenelle da casa do pai, diz jornal
RIO DE JANEIRO - Oito dias após a morte do diretor Marcos Paulo, o clima entre os familiares do ator não é nada amistoso. A relação entre a viúva, a atriz Antônia Fontenelle, e os herdeiros do ex-galã global vai de mal a pior.
Segundo o jornal “O Dia”, a filha de Paulo com Renata Sorrah, Mariana, já avisou a loira que é para ela recolher suas coisas e deixar a casa do pai o mais rápido possível.
Desde que se “casou” com o diretor há seis anos, Antônia passava boa parte da semana no luxuoso apartamento localizado em um condomínio na Barra da Tijuca.
De acordo com a publicação, a atriz nunca oficializou a união com o marido. Como eles não moravam na mesma casa e ela não dependida dele economicamente, Antônia só terá direito a alguma parte na herança do diretor caso ele tenha deixado um testamento. Nem mesmo pensão da TV Globo ela irá receber.
Durante a missa de sétimo dia, a funcionária da Record foi desprezada pela maioria das pessoas que conviveram com Marcos Paulo. Segundo o jornal carioca, quase ninguém cumprimentou a loira. Por outro lado, havia uma fila para falar com Flávia Alessandra, uma das ex-mulheres do astro.
No Twitter, o diretor Mário Meirelles, do “TV Xuxa”, acusou o padre de discriminar a viúva. De acordo com ele, o sacerdote não se deu ao trabalho nem de citar o nome de Antônia durante a missa.
Na madrugada desta quarta-feira (21), a atriz voltou a falar sobre a morte do marido no Twitter. “Meu Deus, eu sei que tudo tem um porquê... Mas é que está doendo muito”, escreveu.
A loira aproveitou para agradecer as palavras de carinho de seus seguidores. 'Meus amores, leio todas as mensagens carinhosas, obrigada pela força, me conforta... Beijo no coração de vocês. Boa noite.”
Segundo o jornal “O Dia”, a filha de Paulo com Renata Sorrah, Mariana, já avisou a loira que é para ela recolher suas coisas e deixar a casa do pai o mais rápido possível.
Desde que se “casou” com o diretor há seis anos, Antônia passava boa parte da semana no luxuoso apartamento localizado em um condomínio na Barra da Tijuca.
De acordo com a publicação, a atriz nunca oficializou a união com o marido. Como eles não moravam na mesma casa e ela não dependida dele economicamente, Antônia só terá direito a alguma parte na herança do diretor caso ele tenha deixado um testamento. Nem mesmo pensão da TV Globo ela irá receber.
Durante a missa de sétimo dia, a funcionária da Record foi desprezada pela maioria das pessoas que conviveram com Marcos Paulo. Segundo o jornal carioca, quase ninguém cumprimentou a loira. Por outro lado, havia uma fila para falar com Flávia Alessandra, uma das ex-mulheres do astro.
No Twitter, o diretor Mário Meirelles, do “TV Xuxa”, acusou o padre de discriminar a viúva. De acordo com ele, o sacerdote não se deu ao trabalho nem de citar o nome de Antônia durante a missa.
Na madrugada desta quarta-feira (21), a atriz voltou a falar sobre a morte do marido no Twitter. “Meu Deus, eu sei que tudo tem um porquê... Mas é que está doendo muito”, escreveu.
A loira aproveitou para agradecer as palavras de carinho de seus seguidores. 'Meus amores, leio todas as mensagens carinhosas, obrigada pela força, me conforta... Beijo no coração de vocês. Boa noite.”
Coligação de Márcio Jandir entra com ação para que diplomação de Isaac seja suspensa
A coligação “Unidos Para Acelerar Juazeiro”, que teve como candidato a prefeito o advogado Márcio Jandir (PV), entrou hoje (20) com um processo pedindo a suspensão da diplomação do prefeito reeleito Isaac Carvalho (PCdoB) e seu vice, Irmão Francisco (PT).
A alegação é abuso de poder econômico, político, autoridade, prática de conduta vedada a agente público e uso indevido dos meios de comunicação.
Leiam o documento enviado à justiça:
Câmara de Vereadores de Juazeiro continua agindo em conjunto
Por mais estranho que possa
parecer a Câmara de Vereadores de Juazeiro continua a agir como se fosse um
conjunto.
Oposição e situação têm discutido
problemas bem concretos, que interessam de perto à comunidade ou parcelas
consideráveis da comunidade, como foi o caso da limpeza dos canais, dos
constrangimentos nas revistas aos presidiários e agora o compromisso com uma
mobilização para a liberação de recursos do FGTS aos trabalhadores, sem contar
com a postura diante da rebelião acontecida no presídio, que pautou os
pronunciamentos de todos os vereadores presentes à sessão desta terça feira,
20/11.
Todos concordam que a situação dos
presidiários não é boa; que a “culpa” pelo desrespeito e constrangimentos não
cabe à atual direção do presídio; que o sistema prisional do Brasil tem de ser
modificado e a super lotação vai continuar a provocar tensão, motins e
rebeliões.
Para o vereador Crisóstomo Lima
“modificar este sistema depende da ação conjunta da sociedade, que precisa ser
solidária, envolver-se, até porque quando um preso se ressocializa quem ganha é
a sociedade. Precisa da prefeitura, do estado, da União, da Justiça, da polícia
e principalmente da comunidade”.
Zó cobrou a urgente reforma da
cadeia pública de Juazeiro: “Tem pessoas que por não pagarem pensão alimentícia
descem para o presídio... Outros, usuários de drogas, apanhados com uma porção
a mais, que mofam no presídio.”
Bené Marques reforçou o discurso
de Zó: “Tenho conhecidos e até parentes no presídio. Conheço presidiários que
estão com a pena cumprida a mais de cinco anos e continuam lá” e sugeriu que a
Câmara se mobilize para cobrar a construção de um abrigo para as visitas e um
ponto de ônibus e que a direção do presídio agilize a entrada das visitas,
obrigadas a ficar horas e horas esperando para adentrar no presídio: “São
coisas pequenas, mas que vão fazer grande diferença para as visitas”.
Primavera: Justiça derruba candidatura de Pão com Ovo
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (20) indeferir o registro de candidatura do prefeito eleito de Primavera, Rômulo César Moura Peixoto (PRTB), conhecido como Pão com Ovo. O tribunal entendeu que ele estava inelegível na data do pedido de registro de candidatura por causa de uma condenação, de 2006, por compra de votos.
Com a decisão, deverá assumir a prefeitura da cidade o segundo colocado nas eleições, Galego do Gás (PR), que obteve 42,51% dos votos válidos. Pão com Ovo havia obtido 50,46% no município, que tem cerca de 13 mil habitantes.
Em 2006, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco cassou o mandato de prefeito de Pão com Ovo por doação de pães e cestas básicas na campanha eleitoral de 2004. Neste ano, porém, o TRE aprovou a candidatura porque entendeu que entendeu que já havia se passado o prazo de oito anos de perda de direitos políticos.
O tribunal considerou para isso as datas exatas das eleições de 2004 (3 de outubro) e 2012 (7 de ourubro) para contar o período. A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, afirmou, no entanto, que o prazo de oito anos não se conta por datas específicas, mas pelo ano inteiro. Ela acrescentou que esse entendimento deve ser aplicado para a contagem do prazo em todas as situações.
Assinar:
Postagens (Atom)