sábado, 29 de junho de 2013

7ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO FECHA BATALHÃO


Na manhã desta sexta (28), policiais militares da 7ª CIPM, sediada em Santa Maria da Boa Vista-PE, desencadearam a “OPERAÇÃO FECHA BATALHÃO”, que aconteceu na área urbana do município.
A ação faz parte das medidas que integram o programa estadual de segurança pública – O Pacto Pela Vida, que tem por objetivo combater a criminalidade, através de ações ostensivas e preventivas, de modo que haja diminuição nos índices de violência na região, especialmente os crimes violentos contra a vida (homicídios) e os crimes violentos contra o patrimônio (assaltos, roubos).
As medidas operacionais implementadas tem tido efeito positivo, pois desde o último mês de abril não são registrados homicídios em toda a área da 7ª CIPM, o que representa 68 dias sem ocorrência desse tipo de crime.  
Participaram da operação 27 policiais militares, que abordaram 25 bares, 223 pessoas e 48 veículos.

Alfinetou:”Vai ter medicamentos amanhã, amanhã, amanhã até hoje não tem.”

Na última terça (27) em sessão da Casa Zeferino Nunes em Lagoa Grande (PE), o vereador da bancada da oposição Zé Bahiano (PR) não poupou a vereadora Lindacir (PT), quanto a falta de medicamento nas unidades de saúde do município e as promessas de chegar.
“A Senhora vereadora Lindacir , sempre ela é que nem diz o vereador Joaquim com Josafá, tem uma maneira tão fácil de destorcer as coisas e dar certo, mesmo assim é nossa vereadora, toda vez que se fala em parte de saúde e medicamento, vai ter medicamento amanhã, amanhã, amanhã, amanhã até hoje não tem, até ontem não tinha lá em Vermelhos, não tinha, até ontem não “, disparou o vereador Zé Bahiano.

Prefeituras do Sertão de Pernambuco serão contempladas com maquinário para combater efeitos da seca

Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), prefeituras do Sertão do estado receberam o anúncio da aquisição de máquinas agrícolas. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife, na manhã de ontem (28).
Ao todo são 65 motoniveladoras (tipo patrol) e 33 retroescavadeiras para os municípios do semiárido.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo governo federal para combater os efeitos da seca que assola todo o Nordeste, dentro do PAC 2 do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, como já havia anunciado em janeiro deste ano a presidente Dilma Rousseff.
As máquinas entregues aos municípios terão como finalidade reforçar a reestruturação produtiva dos agricultores familiares da região, por meio da recuperação das estradas vicinais e da construção de reservatórios de água.
Escolha
A escolha dos municípios beneficiados segue a metodologia utilizada pelo PAC. Dentre os critérios de seleção estão, por exemplo, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior número de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.
Estiveram presentes assinando o contrato de doação os prefeitos de Afrânio (Lúcia Mariano), Santa Cruz (Gilvan Sirino), Floresta (Rorró Maniçoba), Lagoa Grande (Dhoni Amorim) entre outros. A prefeita de Santa Maria, Eliane Costa, enviou representante. (Com informações de Edvaldo Franciolli/para o Blog)

Deputada Isabel Cristina comemora hoje os seus 60 anos

A deputada estadual Isabel Cristina (PT) faz hoje 60 anos. O Blog sabe que é indelicado falar idade de mulher, mas achamos que ela não vai ligar muito pra isso. Acha que os anos lhe ensinaram e a fizeram maior que as datas. Em 10 de julho de 2001, lhe fizemos uma homenagem que repetimos agora.
Ela não é mais aquela menina dos anos 70 que participava e chamava a atenção dos movimentos de resistência por ser uma voz que se levantava em defesa da comunidade, mesmo com todos os riscos dos anos de chumbo.
Mulher, negra, pobre, professora honesta. Militante, vereadora, vice-prefeita e deputada estadual.
Isabel Cristina hoje está vencendo uma enfermidade feroz. E com garra. Distância, horários, palanques altos e velhos caminhões não são páreos para sua luta. Ela os enfrenta com bom humor e gargalhadas contagiantes.
Ontem (9) me disse em Rajada, Zona Rural de Petrolina,  que foi ao encontro do PMDB porque foi convidada e educadamente aceitou.
Antes eu era arrogante. Achava que meu lado e o meu partido tinham toda a verdade. Pensava que se estávamos certos os outros eram errados. A vida não é assim e precisamos melhorar nossos conceitos de vida, respeitando mais as pessoas”, disse ela, com simplicidade tocante.
Isabel Cristina poderá ainda ganhar e perder muitas eleições. Pode errar e acertar em suas decisões e avaliações políticas e receberá os elogios ou as críticas por isso. Inclusive por este Blog.  Mas ninguém poderá apagar a força de sua história ou o brilho que salta aos olhos por sua determinação.
Preferimos pessoas melhores que políticos melhores. As pessoas fazem o político, e não o contrário. Para alguns, a maturidade que mostra hoje é mais pessoal que política. Melhor ainda.
A poeira da estrada e os palanques cada vez mais complicados vão continuar existindo para Isabel Cristina por muito tempo. O resultado eleitoral de tudo isso representa muito menos.
Infinitamente menos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Manifestações: jornalistas e fotógrafos farão documento para enviar ao Ministério Público

Francis Juliano foi encaminhado para a 16ª Delegacia, na Pituba
O encontro será realizado pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos, que formularão um documento que será entregue ao Ministério Público Estadual.
No sábado, durante os protestos na região do Iguatemi, o repórter fotográfico do CORREIO Almiro Lopes foi atingido por um tiro de bala de borracha nas costas enquanto trabalhava.
Outros dois repórteres do site Bahia Notícias foram agredidos; um deles, Francis Juliano, acabou sendo preso sob alegação de desacato. Já o repórter do iBahia Tiago Di Araújo foi obrigado por policiais a apagar fotos de sua câmera.

BELL CELL CELULAR EM LAGOA GRANDE


De Eduardo a Dilma: ”As instituições foram sacudidas”

Provável candidato do PSB à Presidência, em 2014, o governador Eduardo Campos, disse à presidente Dilma Rousseff que todos os poderes precisam fazer uma autocrítica diante dos protestos que levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas, nos últimos dias. A afirmação do governador foi durante a reunião no Planalto com integrantes da base aliada do governo.
“Precisamos rever falhas e erros cometidos. As instituições foram sacudidas e é fundamental vivermos uma renovação”, afirmou Campos, que também preside o PSB e poderá enfrentar Dilma em 2014. “É como se a classe política e os poderes estivessem na era analógica e a sociedade, no sistema digital”.
Após se reunir com a presidenta Dilma Rousseff e outros presidentes de partidos da base governista, Eduardo disse que, de forma majoritária, eles consideram o plebiscito como melhor forma de a sociedade brasileira ser ouvida e participar da reforma política no país, que, durante 20 anos, foi inviabilizada por interesses político-partidários.”   (Informações de O Estado de S.Paulo)

CALEBE KIDS EM IZACOLANDIA


'Todo o mundo queria uma final com Brasil e Espanha', diz Casillas

Responsável por defesas importantes no primeiro tempo do confronto com a Itália, o goleiro Iker Casillas foi premiado como melhor jogador da partida disputada nesta quinta-feira, em Fortaleza. Logo após receber o troféu da organização, o jogador do Real Madrid resumiu a expectativa pela decisão contra o Brasil.
"Todo o mundo esperava e queria que a final da Copa das Confederações fosse entre Espanha e Brasil. Afinal, as duas seleções mereceram e vai ser muito bonito para todos os jogadores atuar no Maracanã", afirmou Casillas, sabedor do status de time a ser batido por sua equipe.
"Somos conscientes que, desde que ganhamos a Eurocopa duas vezes e a Copa do Mundo, para todas as seleções é especial enfrentar a Espanha. Não duvido que também seja para os brasileiros, mas isso é algo recíproco, porque jogar no Maracanã contra o Brasil também vai ser muito bom", reiterou.
Diante da hegemonia construída pela Espanha no futebol mundial ao longo das últimas temporadas, a torcida brasileira torceu contra os astros comandados pelo técnico Vicente Del Bosque na Copa das Confederações, algo minimizado pelo experiente Casillas.
"Desde o começo, os torcedores vêm apoiando os adversários, mas isso não é problema algum. É algo pitoresco e deve ser encarado como tal. Estou convencido de que todos os torcedores queriam ver Brasil e Espanha na final. (O torneio) é uma prévia da Copa do Mundo, os dois times contam com grandes jogadores e temos que desfrutar o momento", declarou.
A final da Copa das Confederações está marcada para as 19 horas (de Brasília) do próximo domingo, no Rio de Janeiro. Além de jogar um dia depois dos donos da casa, a Espanha precisou disputar a prorrogação contra a Itália, mas não pode usar o fato como atenuante em caso de derrota, assegurou Casillas.
"Temos um dia a menos (de descanso) e na prorrogação a tensão é alta. Precisamos nos recuperar o quanto antes. Estamos acostumados a jogar quarta e domingo durante o ano e isso não serve como desculpa. Brasil e Espanha é um jogo que todos querem disputar", declarou.

HOTEL E MERCANTIL SÃO DOMINGOS EM LAGOA GRANDE



SANTA MARIA: PREFEITA ELIANE COSTA REÚNE EQUIPE PARA PLANEJAMENTO

Passada a eleição em que se consagrou nas urnas, a prefeita Eliane Costa agora pensa em sua gestão a médio e longo prazo. Para planejar as ações de governo, a prefeita reuniu sua equipe de secretários para fazer um diagnóstico completo da administração e elaborar as propostas que nortearam o governo daqui pra frente. “Precisávamos para avaliar o que foi feito até aqui e, principalmente, para vermos o que precisamos melhor na nossa gestão”. Afirmou Eliane Costa.
Com a missão de continuar gerindo o município com a combinação de salários em dia e obras em andamentos, Eliane Costa acredita que o planejamento seja essencial para o sucesso na administração pública. “Com a mesma responsabilidade com que conduzimos os destinos do nosso município nesses seis meses em que estivemos ocupando o cargo de prefeita interinamente, vamos planejar uma gestão séria, transparente e eficiente, dando as respostas que a nossa população precisa, merece e espera de nós”. Assegurou Eliane Costa.
Ascom Sara Granja

SUPER MERCADO MARTINS

Neste dia 29 de Junho esta com Grande Sorteio de 1 celular-1notebook-1 Tablet  e mais 7 Brindes surpresa, nas compras acima de 30 Reais

Bairro da Estátua:Esgoto correndo a céu aberto não é mais novidade

Os esgotos do Bairro da Estatua em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, continuam a incomodar moradores diante de tanta fedentina, muita lama e poças de água de esgoto se acumulam pelo meio da rua.
Segundo os moradores a noite o mau cheiro é terrível, e muita muriçoca incomodam os moradores daquele bairro, sem falar no fogo de doença a céu aberto.
Vereadores da oposição já entraram com o requerimento na câmara solicitando todo processo licitatório dos Bairros da Estatua, Cristo Rey e Vasco, processo este realizado pela gestão anterior.  
E de acordo com os vereadores este requerimento que  ainda teve emendas dos vereadores Olavo Marques, atual Secretário de Agricultura e Jose Estevão Barbosa (Mantena) já se passaram mais de sessenta dias  e até o presente momento o referido requerimento não foi atendido, mesmo contendo  emendas de dois vereadores da situação.
Enquanto isso, o povo sofre com os esgotos a céu aberto.  

FK BOM PREÇO


Depois de tragédia, DER manda tapar buracos na rodovia que liga a BR-428 ao distrito de Nova Descoberta


Precisou  acontecer morte morte na PE-626 que liga a BR-428 ao distrito de Nova Descoberta, em Petrolina, para que o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) tomasse providências e tapasse os buracos ou crateras, melhor dizendo, que provocaram o acidente que matou um morador da comunidade na semana passada. Ele vinha de moto e se chocou ao tentar desviar da buraqueira que toma conta da pista em pelo menos 3 Km. A operação tapa-buraco que chegou com atraso, iniciando na manhã desta quinta-feira, dia 27Os buracos estavam ali já há bastante tempo. Há pouco mais de um mês o Blog tinha denunciado a situação e o perigo que a população corria com os buracos. O vereador Elismar Gonçalves (PMDB), líder do governo municipal da Câmara de Vereadores e morador de Nova Descoberta, também já tinha pedido providencias ao DER. Ele mostrou que no começo do seu mandato encaminhou requerimento ao gestou regional do órgão em Petrolina, Marco Antônio Nóbrega, solicitando em regime de urgência urgentíssima a recuperação da PE e colocação de quebra-molas na pista.
A resposta do gestor veio através de ofício em 13 de fevereiro e disse que não poderia atender a solicitação do vereador porque o distrito não dispunha de empresa contratada junto ao órgão para realizar o serviço. “Um total desconhecimento do perigo que vinha sendo a existência dos buracos da pista e que infelizmente causou o acidente com vítimas fatais”, disse Elismar.
A comunidade ficou revoltada também e no dia do acidente fechou a BR428 para pressionar pela recuperação da rodovia e só após a morte e a pressão do povo o DER resolveu contratar a SS Engenharia, empreiteira de Triunfo (Sertão do Pajeú) que começou o trabalho nesta quinta.“Antes tarde do que nunca. Esse é um trabalho paliativo, mas vamos lutar pela total recuperação da rodovia em toda a sua extensão dentro de Nova Descoberta”, revelou Jorge da Associação de Moradores, líder da comunidade.

Lagoa Center Hotel em Lagoa Grande


FHC é novo imortal da ABL

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82 anos, venceu nesta quinta-feira (27) a eleição para a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Anteriormente, era ocupada pelo escritor João de Scantimburgo (1915-2013).
FHC teve 34 dos 39 votos possíveis, com uma abstenção, e setornou o terceiro presidente a ganharo título, depois de Getúlio Vargas e José Sarney.
Também concorreram Arlindo Vicentine, Diego Mendes Souza, J.R. Guedes de Oliveira, Carlos Magno de Melo, Gildasio Santos Bezerra, Alvaro Corrêa de Oliveira, Eloi Angelo Ghio, Felisbelo da Silva, José William Vavruk e Jeff Thomas.
PERFIL
Fernando Henrique Cardoso foi Presidente da República em dois mandatos sucessivos (1995-1998 e 1999 – 2002). Doutor em Sociologia e Professor Emérito da Universidade de São Paulo, a obra de Cardoso abrange os campos da sociologia, ciência política, economia e relações internacionais. Continue lendo 

multicell em Lagoa Grande e Nova Descoberta


Maior salário para aposentados e menor para deputados

No encontro democrático do povo nas ruas, no movimento ‘O Vale Acordou’, realizado pela segunda vez na manhã de ontem (27), uma cena chamou a atenção do Blog.
Em seu protesto solitário, este senhor cobrou veemente melhores salários para os aposentados do País, que de fato são obrigados a conviver om ‘migalhas’.
Uma liças de democracia e civismo.

MARQUINHOS ADESIVOS

Rua Xique-Xique em Lagoa Grande, e com uma novidade adesiva notebook celular e computadores

Diante do presidente da FPF, Cancão considera improvável que prefeitura possa construir arena e mostra-se contrário à venda do estádio

Uma das vozes mais ferrenhas dos oposicionistas na Casa Plínio Amorim, o líder da bancada, vereador Ronaldo Cancão (PSL), deverá ser o maior ‘calo’ do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) em relação ao projeto de lei de sua autoria, propondo a venda do Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho.
Cancão já tinha deixado claro ser contra a venda do equipamento ainda no ano passado, quando nem era vereador.
Na época, Lóssio tinha enviado o projeto pela primeira vez, mas como tinha minoria na Casa, acabou derrotado. Agora, com sua bancada ampliada após as eleições de 2012, o prefeito mandou o projeto novamente à Câmara Municipal.
Mas Cancão garante que nem por isso Lóssio terá vida fácil. E o recado foi dado na última sessão ordinária do semestre, realizada ontem (27). Diante da presença do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que voltou a Petrolina para fazer lobby pela construção de uma arena multiuso na cidade, o líder oposicionista mostrou-se contra a venda, mesmo o projeto não constando na pauta de votação porque ainda tramita nas comissões.
Apesar de ser favorável à arena, Cancão justificou que o dinheiro proveniente da venda do estádio, o qual o prefeito diz que aplicaria para levantar o empreendimento na cidade, não chega nem perto do que vale uma arena.
Segundo o vereador, o estádio Paulo Coelho tem uma venda estimada em torno de R$ 30 milhões, com o metro quadrado da área onde se localiza (no Centro da cidade) saindo por R$ 800. Mas uma arena, dentro dos padrões, não sai por menos de R$ 200 milhões. “E o restante desse dinheiro, a prefeitura vai tirar de onde?”, afirmou.
“Sem moral”
Ao Blog, Cancão disse que seria mais viável o município fazer uma reforma profunda no Estádio Paulo de Souza Coelho, que tem uma área de 37,9 mil metros quadrados – sendo 22 mil deles ociosos. “Daria para fazer uma mini-arena”, explicou Cancão, comparando o estádio de Petrolina ao de Salgueiro, o Cornélio de Barros, que tem 23 mil metros quadrados e capacidade para 20 mil pessoas. O vereador justificou que a reforma no Paulo de Souza Coelho elevaria a capacidade para 30 mil pessoas.
Cancão ressaltou, ainda, que o prefeito “está sem moral” para enviar à Casa projetos referentes à venda de patrimônio público. “A oposição está cansada. Esse governo já vendeu 27 imóveis e até hoje não sabemos para onde foi o dinheiro”, alfinetou.

DENOR CICLISTA


Artigo: Plebiscito ou referendum? E agora?

A afirmação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, de que o plebiscito proposto pelo governo vai apenas “nortear” a reforma política e a “palavra final” sobre as novas leis ficará com o Congresso, tem sido alvo de muitos questionamentos por quem está nas ruas, dando voz às necessidades do País.
O administrador e advogado Alex Sidney é uma dessas pessoas que questionam se os políticos têm legitimidade para dar vez à vontade do povo. Em artigo enviado ao Blog, ele explica no que consiste o plebiscito e o referendo e esclarece por que apenas a consulta à própria população seria capaz de acabar – ou diminuir – a corrupção.
Vejam:
Plebiscito ou referendum? E agora?
Como filosofou o Capitão Nascimento em Tropa de Elite 2, o sistema se reinventa, sempre encontra uma forma de dar sobrevida a suas regalias.
Assim, com o advento da vertiginosa força das ruas que acordou o povo de um longo sono, após um primeiro instante de assombro, a classe política dominante tenta adequar o atendimento dos reclamos dos manifestantes aos seus interesses.
Importante admitir que o diagnóstico de que a reforma política é a mãe de todas as reformas tem um condão de verdade, pois de nada adianta afastar políticos corruptos, pois outros serão colocados no lugar. De fato, o problema é o acesso ao poder que, na teoria, deveria ser uma prerrogativa do povo. Na prática, é uma festa do poder econômico. Daí, a corrupção é consequência, e não causa do nosso sistema político.
Ocorre que realizado o diagnóstico correto, passou-se à segunda questão: teriam os atuais políticos legitimidade para reformar o sistema que lhe beneficiam? Lógico que não. Assim, qual seria a saída para reformar a causa de toda corrupção do sistema? A consulta ao povo, que de repente acordou do sono intenso.
Feito esse diagnóstico, a Sra. Presidente propôs uma Constituinte limitada. Opa, poder constituinte é poder puro, pode tudo. Então estaríamos entregando ao sistema atual o poder para mudar uma Constituição que, apesar das ressalvas, é um patrimônio conquistado por uma geração recém-saída do julgo da opressão. Salvo raras exceções, as emendas à Constituição têm sido pródigas em reduzir direitos e prolongar privilégios, como confirma FHC e sua reeleição.
Algumas mentes sensatas vêm propondo uma consulta plebiscitária sobre alguns pontos centrais da reforma política, a exemplo do financiamento das campanhas e forma da eleição parlamentar.
O problema é que forças reacionárias e conservadoras vêm trazendo velhas e ultrapassadas máximas de que o povo não saberá decidir seus destinos, que é perigoso deixar ao alvitre popular a escolha do novo sistema político. E para confundir os desatentos, vem propor um referendum ao plebiscito.
Então tá, mas qual a diferença? Simples. No plebiscito o povo escolhe entre opções simples e depois o Congresso regulamenta a escolha popular. Assim, o povo vai dizer se quer grandes empresas doando fortunas para escolher seus deputados (financiamento da campanha), se um candidato pode ser eleito com menos votos que outro ou se cada bairro ou cidade deve ter seu deputado, vereador (sistema proporcional ou majoritário ou distrital), e a votação em lista fechada proposta pelos partidos políticos (essa ideia me dá calafrios).
Ocorre que as velhas raposas querem tirar do povo o poder de escolher essas importantes questões, pois no Referendum os parlamentares escolhem as questões acima, fazem uma lei conforme seus interesses e, só depois, para lhe dar “legitimidade”, submetem o já decidido ao sufrágio popular: Ou se concorda com que os deputados e senadores aprovaram – “Sim, beleza”; Ou o povo diz “Não às mudanças”, e tudo continua como está.
Enfim, temos que levantar nossa voz para àqueles que nos subestimam, que acham que o povo só é capaz de escolher pessoas maquiadas pelos marqueteiros, e não ideias e propostas, devidamente explanadas no horário eleitoral gratuito. Espero que seja esse o primeiro de uma série de plebiscitos, oportunidade para que possamos radicalizar a nossa democracia, esquecendo o personalismo da pessoa do político para debatermos os grandes temas nacionais.
Alex Sidney/Administrador, Advogado e Funcionário Público

LAN GAMES

Rua Tupinambas Em Lagoa Grande

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Movimento ‘O Vale Acordou’ já está na Ponte Presidente Dutra

Depois de protestar nas ruas de Petrolina, os integrantes do movimento ‘O Vale Acordou’ estão, neste momento, na Ponte Presidente Dutra, seguindo para a cidade de Juazeiro.
Enquanto permanecem na Ponte, os manifestantes aproveitam para pedir a liberação da Ilha do Fogo. Daqui a pouco, o movimento segue para as ruas de Juazeiro, onde o protesto será concentrado em frente à sede do executivo municipal. No novo protesto desta quinta-feira (27), os manifestantes continuam pedindo, entre outras coisas, mais educação, saúde e menos corrupção. (Foto:Miro Souza)

Após manifestação de moradores, pista de acesso à Nova Descoberta passa por melhorias

Depois dos protestos realizados pelos moradores da comunidade de Nova Descoberta, zona rural de Petrolina, finalmente o governo decidiu ouvir os apelos e iniciar as melhorias na BR-428, que dá acesso à comunidade.
No último dia 19 de junho, vários moradores promoveram um protesto e interditaram a pista depois de um acidente que envolveu cinco pessoas e resultou na morte de um morador.
De acordo com os comunitários, o trecho tem sido palco de vários acidentes. No dia do protesto o líder comunitário Ailton Expedito contou a nossa reportagem que a comunidade já havia feito vários apelos às autoridades, mas nunca foi atendida.
Morreu mais um pai de família, um trabalhador que morreu porque as autoridades tratam a gente com descaso. Já pedimos ao governo do estado e até ao prefeito de Petrolina para tentar fazer alguma coisa, mas nada acontece e a buraqueira está aí”, contou ele, na ocasião.

“Foi uma perda muito grande que eu tive”, diz pai de jovem assassinado por policial militar no Ipsep II

A dor dos familiares do jovem assassinado por um policial militar da Bahia no bairro Ipsep ll também foi destaque durante as manifestações desta quinta-feira (27) em Petrolina. Inconformados com o crime, familiares dos irmãos Johannes Andrade e Jonathan Andrade foram às ruas pedir que o acusado, o PM Anderson Nerole Pile, seja punido.
O crime, que chocou a população, aconteceu na madrugada da última segunda-feira (24), em frente à residência dos jovens. De acordo com testemunhas, os irmãos, estavam chegando em casa depois de sair do pátio de eventos onde acontece o São João do Vale, quando tudo aconteceu.
O pai dos jovens, Valdemar Rodrigues, conta que não houve luta corporal e que seu filho, Jonathan, teria sido assassinado covardemente. “Ele (acusado) chegou na minha casa e fez um gesto obsceno para meus filhos e também disse alguma coisa, aí meu filho não entendeu o que ele tinha dito e baixou a cabeça na porta do carro para ouvir o que ele estava dizendo, e foi aí que ele deu um tiro na cara do meu filho. O outro (irmão) correu para ajudar. Não houve luta corporal, ele matou meu filho covardemente ”, contou o pai.
Protesto e dor
Vestidos de branco e com uma faixa na qual estava escrito: “Você foi capaz de ceifar não só uma vida, mas uma família por inteiro”, os familiares foram às ruas pedir que o PM seja julgado. “A gente só quer agora é justiça. Que esse assassino seja punido pela justiça comum, porque no batalhão não é punição, ele já mora lá mesmo. Ele tem que pegar a pena máxima porque ele está para defender a sociedade e tirou a vida do meu filho, isso não é polícia”, lamentou o pai.
Ainda muito abalado, Valdemar pediu apoio da sociedade para que o acusado seja julgado e condenado. “Eu queria só pedir apoio da sociedade porque foi uma perda muito grande que eu tive e isso não pode acontecer com outro pai de família. Ele (acusado) tem que ser condenado e tem que pagar pelo crime que cometeu. Meu filho pouco saiu de casa e aí vem esse mau elemento tirar a vida dele, sem dar a mínima chance de defesa para ele”, disse, emocionado.
Apesar de também ter sido atingido pelos disparos, o irmão de Jonathan, segue internado e se recupera lentamente. “Meu outro filho, graças a Deus, está se recuperando. A gente sabe que a recuperação é lenta, mas com fé em Deus ele vai ficar bem”, finalizou o pai.
O acusado está preso no 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Juazeiro, onde permanece à disposição da justiça.
Por Magnólia Costa

“Esse grupo comandado por Robson Amorim não votará mais nunca a governar Lagoa Grande”, diz “aliado” de Robson Amorim


Candidato a vereador nas eleições do ano passado, o petista Sílvio Torres, que disputou o pleito em Lagoa Grande apoiando a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Robson Amorim (PSB) que não pode disputar e colocou seu filho, Dhoni Amorim para concorrer às vésperas do pleito, após conquistar o governo não atende mais os telefonemas nem dos amigos nem dos aliados de primeira hora como se autodenominou Sílvio.
“Hoje eles estão transformando a Prefeitura de Lagoa Grande numa empresa privadas onde só quem tem espaço é a família e parentes. Eles têm que saber que a Prefeitura pertence ao povo que foi quem colocou e que podem tirar eles de lá”, afirmou o ex-candidato que teve que pela falta de espaço na administração lagoagrandense veio para Petrolina trabalhar como mototaxi.
O petista também afirma que muito do que está acontecendo tem a culpa do atual presidente do PT em Lagoa Grande, o atual secretário de Infraestrutura do município, Ademar Nonato – Ademar Gato – que segundo Sílvio, pensa que se comanda uma cidade com truculência e autoritarismo.
“O presidente do PT devia fortalecer o partido, já que fomos aliados do atual governo de primeira hora. Hoje ele se comporta de forma autoritária só pensando que porque tem dinheiro pode mandar e desmandar no município, mas o povo está atento e dará o troco. Esse grupo comandado por Robson Amorim não votará mais nunca a governar Lagoa Grande”, enfatizou Sílvio Torres.
Informações do Blog do Banana/texto/foto

Senado aprova projeto que torna corrupção crime hediondo

Atendendo a um apelo da presidente Dilma Rousseff, o Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em votação simbólica, um projeto de lei que transforma a corrupção ativa e passiva em crime hediondo. Com isso, esse delito passa a ser considerado tão grave quanto homicídio qualificado e estupro, por exemplo. Na prática, as penas serão mais severas: de 2 a 12 anos passarão a ser de 4 a 12 anos de prisão. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados. O projeto também enquadra a prática de concussão (recebimento de dinheiro indevido e obtenção de vantagens por servidor público) como crime hediondo. A pena de 2 a 8 anos de prisão para este delito passará a ser de 4 a 8 anos. A proposta, que tramitava na Casa havia dois anos, ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial. O encaminhamento do projeto, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff feito durante encontro em Brasília com prefeitos e governadores na segunda (25), quando ela propôs cinco pactos entre as três esferas do poder. Ao defender o projeto, Taques observou que “não é possível identificar as vítimas fatais da corrupção”, mas que ela “mata pessoas na porta de hospitais, em estradas onde obras foram mal feitas”. O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), também se mostrou favorável à aprovação da proposta e defendeu que a aplicação da lei não seja severa somente com as camadas mais pobres da população. “Não se pode ficar só nos três ‘pês’: pobre, preto e puta”, disse. Na tribuna, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), defendeu o projeto, mas ironizou o pronunciamento da presidente, que na segunda-feira pediu que a corrupção “dolosa” (intencional) fosse tratada como crime hediondo. “A presidente quer que seja considerado crime hediondo a corrupção dolosa, como se houvesse corrupção que dolosa não fosse.” O Código Penal não prevê a tipificação de corrupção que não seja a dolosa.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vereador Mantena disse que vai processar blog da cidade de Lagoa Grande por mentiras postadas

Por duas sessões consecutivas alguns blogs locais são alvos de críticas pelo vereadores. Na sessão da semana passada os vereadores saíram em defesa do vereador da oposição Ítalo Ferreira, na matéria postada pelo blog diário popular onde o blogueiro fazia vários comentários contra a pessoa do vereador.
Na sessão de hoje foi a vez do blog lagoa grande notícia, onde em uma de suas matérias postada no dia 18 do mês corrente, o blog divulgou uma matéria intitulada “Rapaz… O quê que é isso?: Coisas da Casa Zeferino Nunes” em um trecho desta matéria o blogueiro postou… “Entre os bombardeios, o vereador Mantena chegou entrar num discurso bastante ostensivo com o vereador Josafá: “Eu não sou menino, e o senhor sabe disso, me respeite, oposição tem que ter respeito. Agora, tenha cuidado comigo, não venha colocar palavras na minha boca, eu não sou criança, eu quero respeito”.
O problema foi que o vereador Mantena se sentiu ofendido com a seguinte frase “Agora, tenha cuidado comigo”, para o vereador Mantena essa frase foi postada como se o Vereador tivesse ameaçado o vereador josafá. Mantena com posse do áudio e da ata, verificou que em nenhum momento de sua fala consta essa frase. “E disse vou entrar com uma ação contra esse blog, pois não falei isso, e ele tem que aprender a postar as coisas que realmente são ditas nesta casa”, disse Mantena.
Até o vereador Josafá disse hoje na sessão que ficou surpreso com a publicação e que realmente em nenhum momento ouviu o secretário da casa, o Vereador Mantena dizer essas palavras, ou seja, ter ameaçado o colega da casa.
LagoaGrande.net

Vitório fica ou não no PV em Lagoa Grande (PE)

Na verdade todos sabem que o PV é aliado do governo Dhonikson Amorim, mas que na realidade fonte confirmam que Vitório, digo, Vitório, não faz parte do grupo, ou pelo menos o grupo do prefeito não fez elo com o verde.
Isso é trágico, um governo de seis meses de gestão perdendo aliado importante e muito especial no cenário político.
Vitório na sua simplicidade, procura não vomitar a sua insatisfação com o governo municipal e prefere levar no banho Maria.
Fica o questionamento:  É melhor somar ou não? Vai entender esses políticos. Não aprendem mesmo.
Enquanto isso, Vitório é pré-candidato a prefeito em 2016. Ficha limpa!

MST leva teatro para crianças de acampamentos e assentamentos de Lagoa Grande

Mais de quatrocentas crianças se divertiram com histórias do saci pererê, saci trique, cumadre florzinha e outras figuras do nosso imaginário popular nas oito apresentações da peça infantil “ICAS!” realizadas pelo grupo teatral Os Sete do Sertão, em escolas do campo e da cidade, no estado de Pernambuco.
A formação do grupo e as apresentações foram as últimas fases do projeto ‘Sacis começos e fins’, que num período de seis meses realizou uma pesquisa de campo sobre o folclore em assentamentos e acampamentos, oficinas de introdução à arte e de teatro para adolescentes da escola do Acampamento Agroísa, em Lagoa Grande, no sertão. As apresentações do grupo ocorreram em escolas nos municípios de Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano e Caruaru.
Dois elementos importantes do projeto estavam bem definidos: envolver diferentes gerações e resgatar e valorizar o imaginário popular. Rogerio Cavalcante, coordenador do projeto, explica que “além dos livros, fui buscar nos idosos e adultos as crianças de ontem, a semente a ser plantada no coração das crianças que serão os idosos de amanhã, para que nossa história cultural não se perca e que contribua para a nossa identidade em formação”.

Prefeitura de Cabrobó (PE) promove hoje ação para conscientizar motoristas e prevenir acidentes

A prefeitura de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, promove nesta quarta-feira (26) uma ação educativa para conscientizar os motoristas e prevenir acidentes de trânsito no município.
Com o tema ‘Segurança no trânsito e Prevenção de acidentes’, representantes da prefeitura irão realizar adesivagens e distribuir panfletos para lembrar a campanha nacional “Pare, Pense e Mude”.
Na oportunidade, os representantes da prefeitura estarão distribuindo panfletos e convidando os motoristas a colocar em seus veículos um adesivo com o slogan da campanha. A ação acontece das 17h às 20h, na avenida João Pires e contará com apoio da Polícia Militar (PM) e do grupo da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Ministério Público vai pedir devolução de dinheiro aos divulgadores do Telexfree

A solicitação será feita na ação civil pública que o órgão irá apresentar à Justiça até o fim desta semana. No último dia 18, o MP-AC já havia conseguido uma liminar que suspendeu os pagamentos e o cadastramento de novos divulgadores, com o objetivo de garantir o ressarcimento de quem já aderiu à rede. "Vamos pedir a declaração de nulidade dos contratos e a devolução do dinheiro aos divulgadores. Para todos divulgadores [ do País ]", diz Nicole. O ressarcimento depende de a Justiça, que já determinou o bloqueio dos pagamentos da Telexfree, aceitar o novo pedido do MP-AC. Segundo a promotora, ainda é impossível saber qual é o montante a ser devolvido e se a Telexfree terá dinheiro para ressarcir todos. "A gente não sabe porque não sabe qual é o passivo ou o ativo [ da empresa ]", afirma a promotora. "[ Será feita a devolução ] do que for possível.” Em março, o advogado da empresa, Horst Fuchs, disse que a Telexfree tinha cerca de 400 mil associados. No mesmo mês, Carlos Costa, um dos sócios da empresa, falava em 600 mil. A forma pela qual a devolução será feita só deverá ser definida depois de uma eventual decisão favorável da Justiça. Possivelmente, cada divulgador teria de apresentar o extrato de sua conta na Telexfree – o back office – em um pedido judicial na fase de execução da sentença (quando o mérito da questão já foi decidido). Ainda não se sabe, também, se essas solicitações teriam de ser feitas à Justiça do Acre, onde tramitará a ação civil pública, ou se seria possível apresentá-las nos estados em que os divulgadores residem. Perguntada sobre se quem se beneficiou do sistema até agora poderá ter de devolver recursos, a promotora Nicole diz não ter avaliado a questão. 

Suspeita de pirâmide 
Apresentada como um sistema de venda de pacotes de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês) por meio de marketing multinível, a Telexfree está sob suspeita de se tratar de um esquema de pirâmide financeira. Isso porque a principal fonte de receita seria não o produto comercializado, mas sim as taxas de adesão pagas por quem deseja atuar como divulgador da empresa. O agenciamento de novos divulgadores é uma das formas de se ganhar dinheiro com a Telexfree. Essa foi uma das justificativas apresentada pela juíza Thaís Khalil, da 2ª Vara Cível de Rio Branco para aceitar o pedido do MP-AC e suspender, no dia 18, os pagamentos e os novos cadastros. Também foram bloqueados os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios da Ympactus Comercial. A decisão foi mantida nesta segunda-feira (24) pelo desembargador Samoel Evangelista. Seus representantes negam irregularidades. Ao iG , o advogado da Telexfree, Horst Fuchs, diz que já prepara um novo recurso ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), com os argumentos de que as decisões fogem à competência da juíza e do desembargador, e que já existe um outro processo semelhante em Vitória (ES), onde fica a sede da empresa. "As decisões são nulas porque [ a juíza ] não teria competência, porque [ o tema ] não é da área dela. A decisão é criminal. E o desembargador [ também ] é cível ", afirma Fuchs. "Em Vitória já existe uma ação na esfera criminal que já teve manifestação de juiz muito antes. E a juíza [ do Acre ] tomou decisões de um âmbito federal e ela é juíza estadual." 
Por Vitor Sorano

Câmara derruba PEC 37. Entre parlamentares pernambucanos, só Sérgio Guerra votou a favor e Gonzaga decide mudar de opinião

A Câmara dos Deputados derrubou ontem (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição 37, que tira o poder de investigação do Ministério Público.
Entre a bancada de Pernambuco, apenas o deputado Sérgio Guerra (PSDB) votou favorável à PEC 37. Gonzaga Patriota (PSB) também era a favor, mas decidiu votar contra.
Abaixo, segue a lista dos parlamentares pernambucanos que estiveram na votação de ontem:
Anderson Ferreira – PR – Não
Augusto Coutinho – DEM – Não
Bruno Araújo – PSDB – Não
Carlos Eduardo Cadoca – PSC – Não
Eduardo da Fonte – PP – Não
Fernando Coelho Filho – PSB – Não
Fernando Ferro – PT – Não
Gonzaga Patriota – PSB – Não
João Paulo Lima – PT – Não
Jorge Corte Real – PTB – Não
José Chaves – PTB – Não
Luciana Santos – PCdoB – Não
Mendonça Filho – DEM – Não
Pastor Eurico – PSB – Não
Paulo Rubem Santiago – PDT – Não
Pedro Eugênio – PT – Não
Raul Henry – PMDB – Não
Roberto Teixeira – PP – Não
Sérgio Guerra – PSDB – Sim
Severino Ninho – PSB – Não
Total por Pernambuco: 20 (Fonte/foto: G1)